Economia brasileira e estimulo de vendas são destaques no seminário da reposição 2013

Foi realizado ontem (13/08) um dos principais encontros do setor da reposição automotiva brasileira. Centenas de profissionais de todos os elos da cadeia automotiva estiveram reunidos no Hotel Renaissance, em São Paulo, para a 19ª edição do Seminário da Reposição Automotiva, um evento promovido pelo Grupo de Manutenção Automotiva (GMA) e com apoio das entidades do setor – Andap, Sincipeças, Sicap, Sincopeças, Sindirepa e Abrapneus. Nesse ano, o foco foi a situação da reposição no cenário econômico nacional em relação ao estímulo de vendas no setor, questões de garantia e o cenário internacional do aftermarket.

Renato Giannini presidente do seminário, da Andap e Sicap, abriu os trabalhos agradecendo aos participantes e enfatizou que ali seriam apresentados temas importantes para contribuir em todos os elos da cadeia e que precisamos estar sintonizados com o cenário internacional. “Todos nós temos uma grande responsabilidade: cuidar de uma frota de 38 milhões de veículos, sendo que os estudos mostram que mais de 50% das manutenções ocorrem fora das redes de concessionária e que depois da garantia, esse número sobre para 90%”, comentou.

Como presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional, Antonio Carlos Fiola ficou feliz por estarem presentes no seminário mecânicos de várias partes do país. “É um grande número de reparadores que certamente vão disseminar o que foi falado aqui para outros profissionais. Não saímos daqui com nossos problemas resolvidos, mas com planos traçados”, disse, ressaltando que o tema inspeção técnica veicular começa a ser tratado com governantes em Brasília. Também estavam presentes o Francisco de La Torre, presidentes do Sincopeças e Elias Mofahej, representando o Sincipeças.

Luiz F. Figueiredo, ex-diretor de Política Monetária do Banco do Brasil e sócio da Mauá Sekular Investimentos, abordou a situação atual da economia brasileira e o que esperar do crescimento do Brasil nesse ano, mantendo as previsões de crescimento. Também falou sobre a dificuldade de lidar com as cargas tributárias. “Estamos longe de ter a carga tributária como outros concorrentes”, avaliou.

Numa apresentação imporante, porém bem humorada, Claudio Tomanini, professor de MBA da GV (Fundação Getúlio Vargas) nos cursos de Marketing e Vendas, falou bastante sobre estímulo de vendas. “Quem cresce é quem tem acesso e mais aproximação com o consumidor final, por isso tem que pensar o que você faz para ficar mais próximo do seu cliente. Nossos clientes querem valor e facilidade de crédito” afirmou.

Ele destacou que está na hora de planejar o ano que vem e pensar no seu negócio, ser diferente, oferecer serviço e não produto. “A sociedade está se revendo, até o Papa está revendo a Igreja. O mundo está em transformação. Não dá mais pra reclamar que seus clientes são difíceis. 70% das empresas têm problemas de gestão de vendas e que com visão e planejamento estratégico esse cenário muda. Estudos mostram que assim, conseguem aumentar as vendas de 25 a 35%.
Para finalizar um teatro bastante descontraído sobre garantia e uma apresentação de Lucia Moretti, vice-presidente sênior da Delphi e presidente da Delphi Soluções de Produtos e Serviços (DPSS) em âmbito mundial. Ela falou da sua experiência no aftermarket nos EUA, comparou os mercados e finalizou incentivando toda a cadeia nacional.

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