Tecnologia atende nova regulamentação que reduz o limite de emissões evaporativas dos gases tóxicos provenientes do tanque de combustível
A Eaton oferece a tecnologia de válvulas de combustível para o sistema ORVR (On-Board Refueling Vapor Recovery) visando atender a nova regulamentação que reduz o limite de emissões evaporativas dos gases tóxicos provenientes do tanque de combustível para veículos de passeios e pick-ups no país.
Esse sistema reduz as emissões poluentes evaporativas nas diversas situações de uso do veículo, como quando está estacionado, exposto ao sol, em movimento no trânsito e, principalmente, no abastecimento em posto. Segundo a empresa, essa solução já é utilizada nos Estados Unidos há mais de 20 anos.
Através de um sistema de válvulas acopladas ao tanque ou módulo de combustível, redimensionamento de dutos de abastecimento e do filtro de carbono, o sistema não permite que os vapores de combustível escapem para a atmosfera. Com isso, eles ficam armazenados e, posteriormente, são usados no momento da partida do motor do veículo possibilitando também ganhos na economia de combustível.
De acordo com a Eaton, o ORVR é capaz de reduzir o uso anual de combustível em 176 milhões de litros no Brasil. “A economia de combustível excede o custo do equipamento. O valor do vapor capturado pelo ORVR e utilizado como combustível pelo veículo durante sua vida útil é mais do que o dobro do custo do equipamento”, afirma Marcio Seleghin, gerente de Estratégia de Crescimento da EATON.