A Eaton traz para o Brasil novo modelo de sua linha de bloqueios de diferenciais: o Detroit Locker No-Spin. De acordo com a fabricante, o modelo é totalmente automático e essa característica faz com que esse bloqueio reduza o índice de quebras prematuras dos conjuntos de diferenciais (caixa satélite e semi-eixos), o que pode ocorrer nos produtos que necessitam de acionamento pelo motorista através de comando no painel do veículo.
A fabricante especifica que o bloqueio Detroit Locker No-Spin pode ser aplicado em caminhões e demais veículos que trafegam em ambientes off-road, com presença de lama no solo, como em áreas como mineração, agricultura, construção civil entre outros.
“Exatamente nos terrenos off road é que o No-Spin se destaca, porque ele mantém o eixo original, ou seja, não altera o veículo, e transmite o torque simultaneamente para as duas rodas, diferente do bloqueio de acionamento manual que bloqueiam o eixo de forma transversal. São duas rodas em ação com tração solidárias que originam duas forças recíprocas atuantes. Isso facilita a transposição das dificuldades de terrenos”, esclarece o gerente de Vendas do Aftermarket, Fernando Cesar Piton.
Ainda segundo a Eaton, o produto foi desenvolvido para ser aplicado sem modificações nos eixos de diferenciais correntes do mercado. O kit da caixa satélite atual (cruzeta, engrenagens planetárias e satélites e arruelas) são substituídas pelo No-Spin de forma “plug and play”, não tendo lado de montagem ou ajustes a serem feitos. O produto é livre de manutenção.
“Há muitos benefícios no No-Spin: aumento da velocidade de processamento (Ton/H), redução da parada de veículo, e valores apreciados pelo frotista. Numa comparação simples é possível montar um caminhão em 2 anos com a economia dos custos de manutenção”, garante Piton.