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Eaton cita cuidados com câmbios automatizados de pesados

Boas práticas na direção podem evitar o desgaste da embreagem de veículos pesados com câmbios automatizados

Certos comportamentos podem evitar o desgaste da embreagem em caminhões e ônibus com câmbios automatizados. Segundo a Eaton, boas práticas com a direção podem garantir uma duração até três vezes maior do conjunto de embreagem em transmissões automatizadas se comparada a de veículos com câmbios manuais.

A fabricante de câmbios e componentes para transmissão cita três dicas para evitar o desgaste excessivo da embreagem e prolongar sua vida útil:

– Em subidas, mantenha o veículo parado utilizando sempre o pedal do freio e nunca modulando a embreagem com o pedal do acelerador: Usar o pedal do acelerador para manter o veículo parado é um vício muito comum dos motoristas em semáforos e durante o trânsito intenso. Esse comportamento resulta em um aquecimento do disco e desgasta a embreagem de forma prematura – o que diminui sua vida útil e impacta em gastos com a manutenção do veículo. 

Evite arrancadas bruscas em subidas acentuadas: Nessas situações, realize lançamentos suaves e evite pisar no acelerador bruscamente, pois esta ação também impacta na vida útil da embreagem.

Fuja do “acelera e para” em trânsito intenso: No trânsito, o ideal é o motorista diminuir os lançamentos e paradas no trajeto. Caso esse movimento aconteça repetidas vezes, principalmente, em uma posição de rampa, haverá o risco do superaquecimento da embreagem. A dica é esperar o trânsito fluir e depois seguir em frente, claro que mantendo a distância e uma direção segura para si e os demais motoristas ao redor.

Caminhões como o Accelo da Mercedes-Benz e o Delivery V-tronic da Volkswagen Caminhões e Ônibus são dotados de câmbios automatizados EAO-6106 e EAO-6206 6 velocidades e a embreagem 362mm.

O Constellation V-Tronic da VW, Iveco Tector Auto-shift e Tector Coletor são exemplos de aplicações com o câmbio automatizado UltraShift PLUS MHD 10 velocidades e a embreagem 395mm fabricadas pela empresa.

Conforme explica a fabricante, os veículos com transmissões automatizadas Eaton contam com uma função que identifica quando o veículo é exposto a cenários que desgastam a embreagem de maneira excessiva e avisa o motorista por meio de alertas no painel do veículo, para que ele pare com aquela ação. A função monitora a temperatura do disco e conta com dois níveis de alerta: “Embreagem superaquecida” e “Embreagem danificada”

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