Esse tipo de produto era utilizado em motores antigos nas décadas de 60 e 70
Como vocês, amigos mecânicos, já sabem tudo o que envolve lubrificação causa polêmica e, também, geram dúvidas. Por isso, o Mecânico Responde aborda constantemente o assunto óleo. Inclusive, temos guias para mostrar para o cliente da oficina o lubrificante correto para diversos motores. Dito isso, desta vez abordamos se é possível misturar óleo solúvel sintético no sistema de arrefecimento. Vale lembrar que esse tipo de produto era utilizado em motores antigos nas décadas de 60 e 70.
Todavia, é importante dizer quem fez esse questionamento. A dúvida é de Rosano Claudio Melo, que enviou por e-mail a pergunta: “Gostaria de perguntar a respeito do óleo solúvel sintético no sistema do arrefecimento, se é possível utilizar atualmente no radiador de uma proporção X% com água desmineralizada, ou adicionado no fluido próprio recomendado, para reforçada contra a corrosão? Os óleos solúveis sintéticos têm como principal função auxiliar na lubrificação no momento da usinagem e ajudam a preservar os componentes das máquinas e ferramentas. Os lubrificantes são utilizados para evitar o atrito entre duas superfícies, criando uma película protetora. Há relatos pela internet que realmente funcionam nos radiadores dos autos, que protege e não agride as borrachas e alumínios e entre outros. Portanto, gostaria de uma opinião técnica da Revista O Mecânico”, ressaltou Rosano.
Para respondê-lo, levamos a dúvida para o Consultor Técnico da Revista O Mecânico e, também, professor, Fernando Landulfo, que lembrou sobre a utilização desse tipo de produto e disse que não há trabalhos acadêmicos sobre a utilização desse lubrificante em sistemas de arrefecimento.
“Nós nunca testamos esse tipo de produto em sistemas de arrefecimento, quanto mais misturado com aditivos mais modernos, pois não sabemos que reação química pode acontecer entre eles. Esse tipo de produto, o óleo solúvel, foi muito utilizado na década de 60 e 70 em motores mais antigos que trabalhavam em outras condições de funcionamento. Além disso, não tem como falar para você sobre como será um comportamento do motor em uma mistura como essa, uma vez que não tem trabalhos acadêmicos e literatura publicados sobre esse assunto”, disse Landulfo.