Baterias EFB e AGM foram desenvolvidas para entregar a mesma tecnologia das baterias originais nos veículos dotados de sistema Start/Stop
A Duracell apresenta dois lançamentos da marca para o mercado de reposição, as baterias EFB e AGM, desenvolvidas para veículos com sistema Start/Stop. Segundo a empresa, o objetivo é fornecer um produto que entregue a mesma tecnologia original de fábrica.
“O objetivo do sistema Start/Stop é reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2) e reduzir o consumo de combustível, contribuindo assim com o meio ambiente, mas ele necessita de uma bateria mais robusta para que funcione, podendo ser uma bateria EFB ou AGM. O que faz alguns modelos de carros virem com EFB e outros com AGM é o grau de hibridização do veículo, pois quanto maior o número de componentes eletrônicos, mais a bateria é necessária no sistema”, diz Luiz Fernando Marca, Diretor de Marketing da Global Energy Manufacturing, licenciada oficial da Duracell para América Latina.
A Duracell explica que a EFB é a evolução da bateria SLI convencional, trazendo um separador de polietileno para trabalhar em altas temperaturas e com um reforço no material ativo, preparado e dimensionado para atender veículos com Start/Stop.
Já a bateria AGM possui o separador em forma de manta de fibra de vidro, onde a solução ácida fica embebida e absorvida por essa manta, envolvendo todas as placas de chumbo. Essa tecnologia oferece menor taxa de perda de água quando comparada com uma bateria convencional e com uma EFB, sendo utilizada em veículos com sistemas elétricos mais complexos, como veículos de luxo e importados.