A DPaschoal, por meio da Fundação Educar, premiou na última quarta-feira (08/08) os três melhores projetos inscritos para o Prêmio Trote da Cidadania 2007, no Sesc Pompéia, em São Paulo, com a presença de Luis Norberto Pascoal, presidente da Fundação Educar-DPaschoal. O primeiro lugar ficou com o projeto “Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente”, desenvolvido por alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O segundo escolhido foi a Universidade Federal Fluminense (UFF), com o trabalho “Trote Cultural”. Na terceira colocação ficaram os estudantes da Universidade de Salvador (Unifacs), com o tema “Educação – Eu Abracei Essa Idéia”
Durante a entrega do prêmio, um dos depoimentos mais emocionados foi da estudante Andréa Akemi Matsui, aluna do quarto ano de Engenharia Elétrica, da Unicamp, que ressaltou a importância do projeto para faculdade, bem como para comunidade local. “Hoje dos 39 cursos oferecidos pela universidade 36 participam do Trote da Cidadania, que além de promover a integração das turmas ajuda a formar estudantes mais conscientes”, comenta Andréa.
Criada em 1998, a ação já mobilizou mais de 150 faculdades. Nesta edição o prêmio teve mais de 30 trabalhos inscritos, que foram implantados no início do ano por universitários de todas as regiões do país e substituíram os tradicionais trotes, aplicados nos calouros, por ações que beneficiaram as comunidades onde estão localizadas essas instituições de ensino.