DPaschoal dá dicas sobre manutenção de freios

A DPaschoal alerta os condutores sobre a importância da avaliação periódica do sistema de freios, que evita consertos inesperados e reforça a tese que na maioria das vezes o gasto torna-se superior ao custo da revisão periódica. Ao contrário do que muitos motoristas pensam, o sistema de freio não é composto somente por disco e pastilha, mas por aproximadamente 20 itens diferentes.

Alguns problemas podem ser evitados facilmente com a revisão periódica como, por exemplo, ruído ao frear, que pode ser um indício de desgaste das pastilhas. O adiamento de sua substituição pode ocasionar danos ao disco de freio. Outro fator é o fluído de freio, que deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros.

De acordo com Ricardo Pereira de Lima, gerente de Engenharia de Produtos e Serviços da empresa, é recomendável a revisão deste sistema a cada 5 mil quilômetros ou se o condutor perceber alguma irregularidade, como o acendimento do alerta luminoso do sistema de freio quando o carro está em movimento, que pode ser falta de fluído ou vazamento no sistema. Pedal baixo, duro ou com vibração podem ser evidências de que o sistema precisa de manutenção. Freio de mão alto é um indício de que o sistema precisa de regulagem. Ruídos no momento da frenagem também podem indicar a necessidade de troca de pastilhas.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php