DNA da mecânica Toyota segue intacto. Etios Sedã XLS 2015 tem powertrain racional, conforto para o condutor e qualidade de construção acima da média; confira dicas de manutenção
Fernando Lalli
Alexandre Villela
Em sua versão sedã, o compacto Toyota Etios transmite uma sensação de familiaridade para quem conhece o carro mais consagrado da marca, o Corolla. Mecanicamente falando, o Etios não se faz parecer um carro popular, mas, sim, uma versão menor de um carro médio. A qualidade de construção e a condução agradável trazem à memória os pontos fortes de seu “irmão maior”. Ao volante, impossível não estabelecer a filiação entre os dois modelos.
O Etios na versão três volumes tem apenas a opção do motor 1.5 16V Flex Fuel (código 2NR-FBE), que gera potência de 96,5 cv/92 cv (etanol/gasolina) a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm. O sistema flex do motor ainda depende do tanquinho de gasolina e a recomendação da fabricante é a mesma para qualquer veículo bicombustível: encher o tanque com gasolina pelo menos uma vez a cada 10 mil km.
O foco da Toyota no powertrain do Etios é a economia de combustível, o que não significa que o carro não tem potência. Pelo contrário: o casamento entre o motor e o câmbio manual de 5 velocidades é mais do que adequado para o sedã compacto tanto na cidade quanto na estrada. A aceleração de 0 a 100 km/h declarada pela fábrica em 11,3 segundos, no etanol, não é uma marca propriamente esportiva, mas a entrega de força nos regimes de rotação sempre corresponde ao que é necessário.
E o objetivo com o consumo de combustível é atingido, pelo menos, se considerados os dados do Inmetro. Tanto a versão hatch quanto a sedã possuem nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Para o Etios Sedã XLS, o programa mediu consumo de 8,5 km/l em percurso urbano e 9,3 km/l em estrada, isso quando abastecido com etanol. Já com o uso de gasolina comum, o consumo medido foi de 12,4 km/l na cidade e 14 km/l em estrada.
Ajuda também o fato do carro ser bastante leve: o Etios Sedã pesa 955 kg. Para que se tenha uma ideia, um Fiat Siena EL com motor 1.4 pesa 1.076 kg – nada menos que 121 kg a mais, mesmo tendo um motor menor.
Esse peso reduzido, no entanto, não significa prejuízo à segurança estrutural do Etios. Nos crash-tests do Latin NCAP, o compacto da Toyota ganhou 4 estrelas, em 5 possíveis, na proteção aos ocupantes do banco dianteiro. A montadora também não economizou no acabamento: segundo os dados divulgados, 54% dos componentes na carroceria são de chapa de aço galvanizada, com tratamento anticorrosão. As áreas mais propensas a serem atingidas por pedras e outros agentes externos receberam na pintura uma camada de tinta resistente a impactos.
O acerto da direção, que é eletroassistida progressiva, transmite a segurança de um carro de maior porte. A suspensão dianteira é tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, enquanto a suspensão traseira é do tipo eixo de torção. A fabricante detalha que a base da mola dos amortecedores é invertida, para evitar o acúmulo de sujeira.
O sistema de freios possui disco nas quatro com dois discos ventilados na dianteira, além de ABS e EBD. A tubulação dos freios é protegida por uma chapa de aço, com o objetivo de evitar o rompimento e danos ao trafegar por estradas com pavimento ruim – o mesmo recurso é utilizado na tubulação de combustível.
Espaço para o trabalho
Ao contrário da área reduzida que os cofres de motor de carros novos têm reservado aos mecânicos, o Etios é bastante espaçoso para as manutenções básicas. Mas no escapamento, o conjunto é 100% integral, sem soldas, o que vai dar mais trabalho na hora da reposição.
No geral, o plano de manutenção da montadora e as recomendações de reparo para o Etios pouco difere das principais recomendações para outros carros novos. Confira:
MOTOR
Código: 2NR-FBE
Tipo: 4 cilindros em linha, 4 tempos, combustível flex
Diâmetro e curso: 72,5 x 90,6 mm
Volume de deslocamento (cilindrada): 1496 cm3
Folga das válvulas (motor frio) na admissão: 0,145 – 0,235 mm
Folga das válvulas (motor frio) no escapamento: 0,275 – 0,365 mm
Já a vela de ignição (original DENSO FK20HR11-G) pode rodar até 100 mil km ou 120 meses, segundo a fabricante. Folga dos eletrôdos é de 1,1 mm.
A inspeção da correia de acessórios deve se dar a cada 20 mil km.
LUBRIFICANTE DO MOTOR
Óleo e filtro de óleo do motor devem ser obrigatoriamente substituídos a cada 10 mil km. A Toyota recomenda o uso de “Óleo Genuíno para Motor Toyota”, conforme indicado a seguir:
10W30 – Mineral
10W40 – Semissintético
5W30 – Semissintético
Classificação API: CF-4, CF, SL, SM ou SN
Capacidade de óleo (Drenagem e reabastecimento)
Com filtro: 2,9 L
Sem filtro: 2,6 L
Vale lembrar que a capacidade de óleo do motor é uma quantidade de referência a ser usada na troca do óleo. Aqueça e desligue o motor, aguarde mais de 5 minutos e verifique o nível de óleo indicado na vareta.
SISTEMA DE ARREFECIMENTO
Examine o sistema de arrefecimento a cada 20 mil km e substitua o fluido aos 160 mil km (após a primeira substituição, faça a troca do fluido a cada 80 mil km).
Capacidade (Referência): 4,8 L
Tipo de fluido de arrefecimento: Fluido de Arrefecimento Toyota Super Long Life Coolant, que possui 50% de fluido de arrefecimento e 50% de água deionizada.
Não utilize água pura. A mistura correta de água e anticongelante deverá ser usada para que haja lubrificação correta, proteção contra corrosão e arrefecimento. Leia a etiqueta do produto anticongelante ou fluido de arrefecimento.
Ao adicionar fluido de arrefecimento do motor, aguarde o motor esfriar antes de completar o nível. Faça-o lentamente. Adicionar rapidamente o fluido de arrefecimento frio a um motor aquecido poderá resultar em danos ao motor. Para evitar danos ao sistema de arrefecimento, evite a contaminação do fluido de arrefecimento com materiais estranhos (tais como areia ou poeira etc) e não use aditivos de fluido de arrefecimento.
BATERIA
Inspecione a bateria a cada 10 mil km. Cuidado no manuseio: os pólos, terminais e acessórios relacionados à bateria contém chumbo e compostos de chumbo que são conhecidos por causar danos cerebrais. Lave as mãos após manusear estes componentes.
Se a bateria for desconectada e reconectada novamente, a inicialização será necessária para permitir que a ECU do motor funcione normalmente. Posicione a alavanca de mudança de marcha em N, aplique o freio de estacionamento, e após manter o motor em marcha-lenta durante 10 minutos ou mais, execute o procedimento abaixo sem pressionar o pedal do acelerador:
1) Após desligar todos os componentes elétricos e posicionar a chave de ignição em “LOCK”, desconecte a bateria e aguarde 90 segundos ou mais.
2) Reconecte a bateria, acione a partida do motor e aguarde 90 segundos ou mais.
3) Gire o botão de controle de velocidade do ventilador do sistema do ar condicionado para “4”, pressione para ligar a função de resfriamento e desumidificação, acenda os
faróis e aguarde 90 segundos ou mais.
4) Gire o botão de controle de velocidade do ventilador para “0”, apague os faróis, posicione a chave de ignição em “LOCK” e aguarde 30 segundos ou mais. Acione a partida do motor e em seguida aguarde 90 segundos ou mais, gire a chave de ignição para a posição “LOCK”.
Se uma situação, como por exemplo, marcha lenta irregular ocorrer após o procedimento acima ser executado corretamente, o veículo deverá ser inspecionado em uma Concessionária Autorizada Toyota.
FILTRO DE AR
A substituição do filtro de ar deve ser feita a cada 40 mil km. Dirigir com o filtro de ar removido poderá resultar em desgaste excessivo do motor devido à sujeira no ar.
TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL
Tanto a tampa do tanque de combustível quanto as linhas de combustível, conexões e válvula de controle de vapores de combustível devem ser inspecionados a cada 20 mil km. Após a inspeção de 80 mil km ou 96 meses, inspecione a cada 10 mil km ou 12 meses.
O filtro de combustível do tanque principal deve ser substituído a cada 10 mil km.
O tanquinho de combustível do sistema flex também possui filtro, cuja troca é recomendada a cada 168 meses.
FREIOS
Altura do pedal: Mínimo 71 mm
(Altura mínima do pedal quando o centro do pedal é pressionado com uma força de 196 N – 20,0 kgf, 44,1 lbf – com o motor funcionando.)
Folga livre do pedal: de 1 mm a 6 mm.
Curso da alavanca do freio de estacionamento: de 6 a 9 “clicks”
(Curso da alavanca do freio de estacionamento aplicada a 200 N – 20,4 kgf, 45,0 lbf).
Tipo de fluido: SAE J1703 ou FMVSS No.116 DOT 3
O fluido de freio deve ser inspecionado a cada 10 mil km ou 12 meses, e substituído a cada 40 mil km ou 24 meses. Segundo a Toyota, é normal que o nível do fluido de freio abaixe levemente conforme o desgaste das pastilhas de freio ou quando o nível do fluido no acumulador estiver alto. Se o reservatório exigir reabastecimento frequente, isto pode indicar um problema grave.
TRANSMISSÃO MANUAL
Capacidade de óleo: 1,8 L
Tipo de óleo para engrenagem: “Óleo para Transmissão Manual Genuíno TOYOTA LV”
Classificação API recomendada: GL-4
Viscosidade recomendada: SAE 75W
Atenção: Lembre-se de que dependendo das características particulares do óleo para engrenagem utilizado ou condições operacionais, o ruído da marcha lenta, sensação de mudança e/ou eficiência do combustível poderá ser diferente ou afetada. A Toyota recomenda o uso de “Óleo para Transmissão Manual Genuíno TOYOTA LV” para obter um desempenho ideal.
Embreagem: Folga livre do pedal: 0 mm
DIREÇÃO
Folga livre: Abaixo de 30 mm
SISTEMA DE AR CONDICIONADO
Inspecione o ar condicionado a cada 20 mil km. O filtro do ar condicionado (ou filtro de cabine) deve ser examinado a cada 10 mil km e trocado sempre que houver acúmulo excessivo de sujeira. Em áreas com poeira ou fluxo pesado de tráfego, poderá ser necessário menor intervalo de troca. Se o fluxo de ar dos difusores diminuir drasticamente O filtro poderá estar obstruído. Verifique o filtro e substitua-o se necessário. Certifique-se de que o filtro esteja sempre instalado. O uso do sistema do ar condicionado sem o filtro poderá resultar em danos ao sistema.
Planos de manutenção adicionais para casos de uso severo:
Operação em estradas sem pavimentação, cobertas de lama
Inspeção das lonas de freio e tambores: a cada 10 mil km ou 6 meses
Inspeção das pastilhas e discos de freio: a cada 5 mil km ou 3 meses
Inspeção dos tubos e mangueiras de freio a cada 10 mil km ou 6 meses
Inspeção do volante de direção, articulação e caixa de direção: a cada 5 mil km ou 3 meses
Inspeção das coifas do eixo de tração: a cada 10 mil km ou 12 meses
Inspeção das juntas esféricas e guarda-pós: a cada 10 mil km ou 6 meses
Inspeção da suspensão dianteira e traseira: a cada 10 mil km ou 6 meses
Aperto de parafusos e porcas no chassi e carroçaria: a cada 10 mil km ou 6 meses
Operação em estradas com poeira
Substituição do óleo do moto: a cada 5 mil km ou 6 meses
Substituição do filtro do óleo do motor: a cada 5 mil km ou 6 meses
Inspeção do filtro de ar a cada 2.500 km ou 3 meses
Substituição do filtro de ar: a cada 40 mil km ou 48 meses
Inspeção das lonas e tambores de freio: a cada 10 mil km ou 6 meses
Inspeção das pastilhas e discos de freio: a cada 5 mil km ou 3 meses
Substituição do filtro do ar condicionado: a cada 15 mil km
Usando barras longitudinais no teto
Substituição do óleo do motor a cada 5 mil km ou 6 meses
Substituição do filtro do óleo do motor a cada 5 mil km ou 6 meses
Inspeção das lonas de freio e tambores: a cada 10 mil km ou 6 meses
Inspeção das pastilhas e discos de freio: a cada 5 mil km ou 3 meses
Substituição do fluido da transmissão manual (Incluindo diferencial dianteiro): a cada 40 mil km ou 48 meses
Inspeção da suspensão dianteira e traseira: a cada 10 mil km ou 6 meses
Aperto de parafusos e porcas no chassi e carroçaria: a cada 10 mil km ou 6 meses
Trajetos curtos e repetidos com percurso inferior a 8 km e temperatura externa abaixo de 0°C
Substituição do óleo do motor: a cada 5 mil km ou 6 meses
Substituição do filtro do óleo do motor: a cada 5 mil km ou 6 meses
Uso excessivo em marcha-lenta e/ou baixas velocidades por longas distâncias, como carros de polícia, táxis ou serviço de entregas
Substituição do óleo do motor: a cada 5 mil km ou 6 meses
Substituição do filtro do óleo do motor: a cada 5 mil km ou 6 meses
Inspeção das lonas de freio e tambores: a cada 10 mil km ou 6 meses
Inspeção das pastilhas e discos de freio: a cada 5 mil km ou 3 meses
Condução contínua em alta velocidade (80% ou mais da velocidade máxima do veículo) durante mais de 2 horas
Substituição do fluido da transmissão manual (Incluindo diferencial dianteiro): a cada 40 mil km ou 48 meses
Tenho um etios seda Platinum 2016 , está com 130mil rodado , até agora, não tive nenhum gasto com ele , um carro super bom, eu recomendo, ele não é Gastão , isso varia do jeito que vc anda com carro,
Tenho 1 TOYOTA ETIOS, 15/15/, nunca tive problema com o meu carro, também cuido super bem dele, levo sempre na TOYOTA, pra fazer as revisões, carro econômico, não quebra facil, indico ele pra qualquer pessoa.
Tenho um etios 2015 sou taxista este lote de fabricaçao con muitos problemas que os mecánicos tem dificudades para encontrar ,peças muito cara e dificeis de encontrar,tantos problemas e conciertos en vao ate fundir o motor ,estou muito insatisfeito com este carro e quando for trocar darei preferencia a outra marca e modelo,nao indicó este carro a ninguem.
Posso usar óleo sintético no motor do Étios?
Tenho um Sedan 1.5
Carro incrível. Durável. Manutenção básica.
Supereconômico, veloz e espaçoso.
Adoro esse carro.
Estamos com um problema parecido em nosso etius . A luz acendendo no painel e tudo indica ser problemas com a bomba d’agua .
Conseguiu resolver ?
Já compramos duas válvulas de tesmostato e aluz continua acesa.
Comprei um Etios 2016,1.5, ele é com correia dentada?
Olá, meu étios xs 2013 está com 70 mil km, desde os 50 mil percebi que o óleo está baixando, a cada 2 mil km preciso de 1 litro de óleo pra completar, alguns mecânicos alegam que é normal e outras acham estranho mas não sabem definir, detalhe ( Não está queimando óleo, motor 100% Bom faço 13 km/l dentroda Cidade e 18 na Estrada!
Gostaria da opinião de quem tem um étios sobre o óleo!
Obrigado..
Opa! Eu seria capaz de falar que já estive neste portal antes, porém depois de ler o teu texto eu percebi que é sensacional para mim. Até logo abraço.
Texto bacana. Eu acabei de localizar o seu website e queria falar que de fato os seus artigos são sensacionais. Até mais abraço.
Comprei um etios usado 2013com 80 mil km, levei na Rede Autorizada, para trocar o óleo do motor, Carter, é após a troca do óleo e filtro do óleo, foi colocado um óleo chamado TG , que aqueceu muito o motor, acredito que seja óleo grosso, que a Toyota colocou, pois o motor nunca tinha aquecido, foi só sair da Rede Autorizada, que notei o aquecimento do motor. acredito se eu colocar um óleo 5w30 o motor vai ficar bom.
Depende…os que já vem preparados (indicado no rótulo) não adicionar nada. Os concentrados diluir como orientado na embalagem do produto.
Estou com um Etios sedan xls 1.5- 2015/2016. Está consumindo 8km/l na gasolina e 6km/l no etanol. Uso só urbano. O que sonhava ser um carro econômico, virou um pesadelo. Levei na Toyota e não encontraram nada de errado. Muito decepcionada com esse carro duro, feio, sem conforto e beberrão.
Qual olé que vou usar para troca. Que eu coprei o meu etios recente mente ano dele 2013 porico que quero saber qual olé que vou usar na troca boa tarde
Bom dia, qual a KM para a manutenção do óleo da caixa do Etios Sedan Automático, troca do óleo ou acrescentar ?
A correia,qual a KM para ser trocada?
Obrigado
obrigado
OBRIGADO.
BOM DIA , GOSTARIA DE SABER QUANDO DEVO TROCAR O FLUIDO DE RADIADOR DO ETIOS E QUANTO LITROS É O CORRETO ,SENDO QUE A KILOMETRAGEM E 52.000 .OBRIGADO.
Comprei um Etios 1.5, 2014/2015. Com 35 mil Km
Qual o tipo de óleo devo usar??
O fluído de arrefecimento já vem com água ou devo colocar o fluido e a água, ambis 50% cada?
A original é fabricada pela Bosch. Mas a Bosch que vende por fora não é o mesmo material. Recomendo pagar mais caro na original mais dura muito mais
Pede para medir a compressão dos cilindros. Tive este problema com o meu aos 160k e teve de retificar o cabeçote e trocar as válvulas. Tinha uma válvula rachada
fiz uma solicitação a 5 dias e ainda não obtive resposta
No aguardo
João Luís
Tenho um Etius 2013 com 200.000km e esta falhando na lenta, meu mecânico não saber se este carro tem regulagem de válvula, ou qual o motivo desta falhação.
A cada quantos km tem que trocar o óleo do cambio do etios transmissão manual?
Troquei abateria do meu etios e não fiz o procedimento padrão do sistema já faz um ano .isso acarreta algum dano no funcionamento
Alguém sabe a marca da pastilha de freio original que vem num etios sedan 2013? Troquei a minha face 3 meses porcina frasle e só canta chiado quando roda.
Marcos, o procedimento está no manual do proprietário do veículo. Executar o procedimento correto protege o sistema contra possíveis avarias.
Um abraço.
Sobre a vela,só o modelo Denso fk20hr-11 é encontrado em catálogos. O que significa o G no final, como está no próprio manual do proprietário do Etios e na matéria? Na página da denso não há esse G.
Tenho um Etios 14/15, e os faróis cristalizaram, mas a concessionária trocou numa boa
Parabéns pela dica de restart ao retirar a bateria,como é que se fica sabendo de todo este procedimento?Se não for feito,como o carro se comporta?Obrigado.
Boa noite!
surgiu um vazamento de água na peça onde acopla a bomba d´agua.
um furo minúsculo, que vaza muito e acende a luz no painel.
alguma informação? ou histórico parecido?
Um abraço!
Correto, Alberto. Trata-se da correia de acessórios, e não a de sincronismo. Um abraço.
Gostaria que a Toyota trocassem os faróis dianteiros do E tios 2013, pois os mesmos apresenta defeitos mariscados ficando com aparência de rachados.
Gostaria de receber informações de revisões sobre Toyota etios,gostei muito do site que simplifica tudo sobre manutenção do carro.
Creio que o Etios não possui correia de sincronismo e sim corrente. Correto? Os 20.000 km seriam para inspeção da correia de acessórios? Grato.