Dia Nacional do Fusca é celebrado neste 20 de janeiro

O Dia Nacional do Fusca marca o início dessa história de sucesso que levou o modelo a ser o mais vendido no país por 24 anos consecutivos

 

Hoje, dia 20 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional do Fusca. E por que 20 de janeiro? Porque nesta data tinha início a produção do lendário modelo em território nacional, em 1959. Começava ali uma história que marcaria para sempre os brasileiros.

O Fusca, na verdade, começou a ser fabricado na Alemanha, após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. E logo ele se tornaria um dos automóveis mais populares do mundo. Então ele se chamava ainda Volkswagen Sedan.

Aqui no Brasil, o modelo chegou em 1950 importado. Ele passou a ser montado em solo nacional no formato CKD (com as peças ainda importadas) em 1953, em um galpão no bairro do Ipiranga, na capital paulista. Seu motor tinha na época 1.200 cm³.

Linha de montagem do Fusca na fábrica Anchieta

Foi só em 1959 que ele começou a ser inteiramente fabricado na fábrica de São Bernardo do Campo/SP, a primeira unidade fabril da VW fora da Alemanha. Isso durou até 1986, quando a produção foi encerrada. E o nome Fusca? Ele foi oficialmente adotado só em 1983.

Ao longo de sua história, o Fusca teve versões com motor traseiro refrigerado a ar com 1.300 cm³ (a partir de 1967, com 45 cv), 1.500 cm³ (introduzido em 1970, com 52 cv, o que lhe rendeu o apelido de Fuscão) e 1.600 cm³ (em 1974, com dupla carburação, que rendia 65 cv). O câmbio foi sempre manual de quatro marchas.

O modelo teve também várias reestilizações e séries especiais, como a Prata, de 1979. Em 1984, ganhava freios a disco na dianteira e passou a ser produzido apenas na versão 1.600 – no ano seguinte receberia versão 1.600 movida a etanol.

Galpão na Rua do Manifesto no bairro do Ipiranga

A produção foi retomada em 1993 a pedido do então presidente da República, Itamar Franco. Na época, adotava uma versão movida exclusivamente a etanol. A produção se encerrou em definitivo em 1996.

O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, somando mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no país. Sua imagem se tornou tão emblemática que deu origem a outro modelo em 1998: o New Beetle. Suas linhas eram inspiradas na versão original, porém, adotando uma plataforma moderna. Em 2012, ele resgatava mais uma vez o nome Fusca ao ganhar um sucessor.

Estande da Volkswagen no primeiro Salão do Automóvel de São Paulo (1960)

No mundo, ganhou vários apelidos: Kafër (Alemanha), Carocha (Portugal), Beetle (EUA), Maggiolino (Itália) e Coccinelle (França). Ele foi fabricado até 2003, quando sua última linha de produção foi desativada no México.

Vale lembrar que existe também o Dia Mundial do Fusca, comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.

Fusca

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