A DHF, fabricante de autopeças, esclarece algumas dúvidas a respeito do protetor de cárter, como a sua utilidade, aplicação e modelos. A marca explica que o cárter é o reservatório de óleo do motor. Quando exposto, fica sujeito a impactos causados por pedras, buracos e lombadas, e que podem danificar o reservatório de óleo e outras partes, como quadro de suspensão, caixa de câmbio, parte inferior do radiador, mangueiras, tubo de escapamento, etc. Por isso, o protetor tem um papel fundamental na preservação mecânica do cárter. Além de colaborar com a redução de sujeira na parte inferior do motor, como lama, mato e terra, o que pode reduzir a vida útil de alguns componentes do compartimento do motor.
O protetor de cárter não é obrigatório. Mas seu uso é indicado desde que o proprietário queira usufruir seus benefícios. Nem todos os modelos saem das montadoras com o protetor de cárter, mas especialistas podem identificar se o veículo já possui pontos adequados para fixação do acessório, como furos roscados, prisioneiros com rosca ou buchas, ou ainda alojamentos previstos para estes tipos de fixadores.
Os protetores são comercializados em distribuidores, lojistas e concessionárias e o preço de mercado varia entre R$ 50 e R$ 150. A vantagem de comprar o produto diretamente na concessionaria é que o carro estará protegido desde o momento da compra. No entanto, é fundamental adquirir um protetor com projeto de engenharia qualificado, pontos de fixação adequados, qualidade na chapa utilizada e nos pontos de solda.
O item é feito de chapas em aço carbono, nas espessuras que variam de 1,00mm a 2,00mm, dependendo do modelo e aplicação do veículo. Elas promovem a resistência mecânica contra impactos e contam também com a pintura EPOX Eletrostática, que aumenta ainda mais a qualidade e durabilidade do produto.
A durabilidade do protetor varia conforme os cuidados e utilização do veículo, por exemplo: fora de estrada, regiões alagadas, regiões litorâneas, etc. No entanto, é preciso trocar o protetor caso ele não esteja em boas condições, para que o reservatório de óleo do motor seja preservado. No caso de avarias, a peça deve ser totalmente trocada, pois uma vez recuperada ela perderá suas características originais além do risco de interferências na parte inferior do veículo, causando vibrações, ruídos ou ainda danos mecânicos.