Agora são 200cv e 45kgfm de torque que prometem 10% menos consumo
Fotos: Stellantis/Divulgação
Com a divulgação da linha 2025 da pick-up Rampage no mercado brasileiro, uma importante novidade veio junto com alguns detalhes estéticos e itens de série. O motor 2.0 foi substituído por um conjunto mais potente e eficiente. Que motor é esse?
O motor da Rampage 2025 é o novo 2.2 Multijet II Motor 2.2. Antes com 170cv agora são 200cv e 45kgfm de torque que prometem 10% menos consumo além de menos emissões para atender às novas regras do Proconve PL8. Com o novo motor há novo sistema de radiador, sistema de aspiração e exaustão e números bem mais interessantes de desempenho.
Antes com máxima de 185km/h agora a Rampage diesel chega a 196km/h. Antes o 0-100km/h levava 10,9s e agora está 1s mais rápida. A retomada de 80 a 120km/h que levava 8,9s agora leva 8,0s.
De acordo com a engenharia da Stellantis o novo motor teve 1,3 milhão de km percorridos, 270 engenheiros dedicados e 490 mil horas de desenvolvimento. O câmbio segue de nove marchas fornecido pela ZF com 9 velocidades e a tração é 4×4.
“A chegada do novo motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv e 450 Nm mostra que a Rampage pode unir dois pontos muito importantes para os clientes: mais performance e menor consumo. Isso só foi possível graças ao uso intenso de tecnologias de ponta e a expertise da Ram no desenvolvimento de picapes cada vez mais fortes, capazes e robustas”, afirma
Juliano Machado, Vice-Presidente da Ram para a América do Sul
Mais detalhes
Esse novo motor Multijet não é o mesmo da Fiat Titano nem da família Iveco. Trata-se de uma revolução do próprio motor 2.0 anterior já usado no Jeep Cherokee europeu.
É um quatro cilindros turbodiesel com volumes ampliados e novo tratamento de gases. Conta com bomba de óleo de deslocamento variável, coletor de admissão com swirl variável, turbina variável VGT com atuação elétrica, intercooler refrigerado, injeção direta funcionando a 2000 bar, pistões de aço e sistema alter treatment de tratamento de gases. O Câmbio é o mesmo ZF de nove marchas mas agora com nova calibração, desacoplamento novo e tração com redução específica.
Este motor estreia na Rampage e embora a Stellantis não confirme deve ser oferecido no Jeep Commander e Compass além da Fiat Toro.