
Acompanhe nessa reportagem as dicas de manutenção da caixa de câmbio manual F15 e a desmontagem dos itens que o compõem o sistema presente nos carros da Chevrolet com motor 1.4 litro
Carolina Vilanova
Para que serve a caixa de transmissão? Como o próprio nome diz, para transmitir a rotação do motor para o diferencial ou diretamente para as rodas, fazendo com que a potência do motor se transforme em velocidade e o carro se movimente. O sistema faz o escalonamento do eixo de saída para aproveitar melhor a potência gerada pelo motor, ou seja, quanto maior a rotação do motor em relação à rotação do eixo, maior será a força e, quanto menor a rotação do motor em relação à rotação do eixo, maior será a velocidade.
Pura mecânica, não é mesmo? Mas o funcionamento perfeito do conjunto depende de uma série de variáveis, tendo o cuidado na hora da operação por parte do motorista uma das mais importantes. Como ele dirige, o lugar por onde passa e a quilometragem do odômetro. Não tem como fazer uma manutenção preventiva, vale orientar o seu cliente a trocar de marchas com “carinho”, evitar arranhar e fazer mudanças bruscas.
Nessa matéria fizemos a desmontagem da caixa de transmissão da linha Chevrolet Corsa equipada com o motor 1.4 litro, incluindo os modelos hatch, sedã, a Montana (antiga) e a Meriva. A relação de marchas depende de cada modelo.
“A verificação da caixa é feita quando já apresenta problemas no conjunto, seja a dificuldade no engate de uma ou mais marchas”, explica o técnico da General Motors do Brasil, Marcos Lacerda. O óleo lubrificante é do tipo Full Life, ou seja, não precisa ser trocado a não ser que aponte vazamentos ou depois de uma intervenção.
Para começar os procedimentos, é importante colocar os equipamentos de proteção individual, que nesse caso são: Óculos, luvas, sapato de biqueira de aço. Antes de calçar as luvas passe um gel de proteção nas mãos.
Tirar e colocar no veículo
O primeiro passo para a desmontagem de uma caixa de transmissão, é tirá-la do carro, para isso, solte os parafusos tome cuidado para não fazer movimentos na transversal em relação ao eixo piloto para não prejudicar o disco de embreagem. Use um cavalete para apoiar o conjunto, tenha por perto uma bancada com uma morsa, uma prensa e as ferramentas necessárias.
Atenção para a sequência de montagem, que é a inversa respeitando os respectivos torques. Todas as juntas e retentores devem ser substituídos por componentes novos na instalação.
1) Comece removendo a tampa (cover) do trambulador, o rolamento e o conjunto de diferencial. Antes de remover o trambulador, certifique-se de que o câmbio está em ponto morto, girando livremente para os dois lados.
2) Folgue a tampa do trambulador com uma chave 11 mm, sempre no sentido horário e com seqüência cruzada. Remova a junta e substitua por uma nova depois. Na montagem da tampa, o torque é de Ma = 12Nm (Mpmin. = 9Nm / Mpmáx. = 15Nm).
Obs.: Vale lembrar que o sistema de trambulador dos modelos Corsa é por cabo e na Meriva é por varão.
3) Faça a retirada da tampa da quinta marcha, que fica fora da caixa de transmissão. A sequência de desaperto feita das extremidades para o centro de maneira cruzada. Use uma chave torx 45 com cabo de força para desapertar. Comece soltando e desaperte alternadamente. U se a catraca somente para tirar o parafuso.
4) Depois remova os outros parafusos com uma chave torx 10. Sempre cruzando em sentido anti-horário. Retire a tampa, que é de plástico.
Obs.: a General Motors usa um limitador de aperto para não danificar a tampa. O torque é de Ma = 8Nm (Mpmin. = 6Nm / Mpmáx. = 10Nm).
5) Agora desconecte a placa de rolamento (bearing plate), onde é fixado todo conjunto de transmissão. Para isso, use a manivela e uma chave 13mm. De novo, na forma cruzada.
6) Para continuar, remova a proteção do eixo piloto, coloque uma chave de fenda na carcaça e force um pouco para remover a placa. Retire o conjunto dos eixos pilotos, eixo de entrada que leva a força do motor e o eixo de saída que manda o movimento para as rodas, para o carro se locomover.
Obs.: O técnico da GM desenvolveu um dispositivo para desmontagem: uma carcaça velha que foi adaptada para inserir o conjunto dentro dela e facilitar a desmontagem e a montagem. Foram feitos alguns recortes na carcaça para encaixar o câmbio e apoiar os eixos e sem remover os sincronizadores e sem entortar o eixo.
7) O passo seguinte é retirar o conjunto da quinta velocidade, ou seja, as duas engrenagens, a motora e a movida. Use um alicate divergente para remover as travas do conjunto. Sempre apóie para que a trava não escape. Agora, remova a trava da engrenagem motora.
8) Faça a remoção do garfo ou forquilha da quinta velocidade. Atenção para retirar os parafusos que são colocados com trava química e podem dificultar a retirada. Engrene a quinta velocidade e coloque a chave. Se não conseguir, use o aquecedor para derreter a cola. Retire a forquilha do alojamento.
Obs.: Na montagem, esse conjunto oferece somente uma posição de encaixe.
9) Retire em sequência o conjunto da quinta velocidade, primeiramente a engrenagem movida e depois a motora. Use um sacador com um dispositivo para evitar o contato com o eixo secundário. Com uma chave estriada de 19 mm, gire a ferramenta em sentido horário. Retire a luva, a engrenagem e os “cachorrinhos”. Na montagem, não inverta o lado da luva (9A) e (9B).
9A
9B
10) Remova a engrenagem movida em seguida, e observe se o sincronizador cônico apresenta desgaste no interior, nas estrias, e nos ângulos do dentes, que não podem ter rebarbas, que dificultariam o engate da quinta marcha.
11) Em seguida, faça a retirada do rolamento da engrenagem, que reduz o atrito do eixo. O maior rolamento em altura é o da quinta velocidade, não permitindo outro no lugar. Na montagem, olhe as entre-pontas encaixadas.
12) Depois, tire a engrenagem motora, com a utilização do mesmo saca e o dispositivo para evitar o contato direto com o eixo. Use uma chave 19 mm para soltar a engrenagem.
Obs.: Para travar o conjunto, engate uma velocidade baixa e uma ré.
13) Retire a engrenagem, o lado de montagem é do maior rebaixo virado para baixo. A parte pintada para cima. Ângulo maior fica para baixo para facilitar a entrada na estria
14) Use uma ferramenta sextavada de 5 mm para tirar o parafuso de fixação do pino trava, no qual também é aplicado trava química. O torque de montagem é de Ma = 7Nm (Mpmin. = 5Nm) com trava química.
15) Em seguida, remova os parafusos da lingueta, que são diferentes em tamanho em relação ao pino trava. Remova o outro parafuso e já segure em baixo para remover a lingueta, que tem a função de bloquear para não engatar duas marchas ao mesmo tempo.
16) Na sequência, retire os quatro pinos bala, um para cada eixo de marcha. Use a ferramenta específica que encaixa no pino para sair por impacto.
Obs.: o pino bala tem a função de travar os eixos de cada marcha para evitar que numa hora de bater num buraco, a marcha não salte, voltando para o ponto morto. Para encaixar é só bater com um martelo de plástico.
17) Coloque a caixa em 90º para remover os pinos elásticos, com ajuda de um toca pino e um martelo, primeiro o da terceira marcha e o da quarta.
18) Com a marcha em ponto morto, ou seja, os três garfos alinhados, remova o eixo da terceira e quarta velocidade
19) Agora, retire o pino elástico de remoção e o eixo da primeira e segunda marchas. Tenha cuidado nessa operação, pois o conjunto vai deslocar e o pino pode danificar o dente da engrenagem. Segure o pino trava para não cair no chão.
20) Vamos remover em seguida o garfo de terceira e quarta, deslocando-o e removendo.
21) E depois, o garfo da quinta velocidade, deslocando para trás, gire um pouco para cima e vai deslocando até sair.
22) E em seguida, remova o garfo da primeira e segunda marchas.
23) Desloque o eixo da ré, para isso tire o terceiro pino elástico, com a ajuda do toca pino.
Obs.: Esses pinos devem ser trocados todas as vezes. Para colocar é só bater com o martelo de plástico.
24) Desencaixe o conjunto da placa de rolamento por meio do parafuso de fixação. O conjunto sai praticamente inteiro.
25) Retire o eixo da ré antes de levar até a prensa. Use um alicate com jeito sem machucar o conjunto. Aproveite e tire o garfo da ré.
26) Agora tirar o pino trava que bloqueia a ré na hora de engatar uma marcha a frente e vice-versa.
Na prensa
1) Use um dispositivo para apoiar o conjunto na prensa e o coloque com a placa voltada para cima, com a ajuda da ferramenta que vai possibilitar a força nos dois eixos simultaneamente. E um terceiro dispositivo, que é um pino onde será exercido a força, em média de 2,5 ton. Segure em baixo para que os dois eixos e a engrenagem da ré não caiam no chão.
2) Remover a pista do rolamento da quinta velocidade e a placa de rolamento. Além do imã, que capta as limalhas que se formam durante a vida útil do conjunto. Não tem posição, na montagem é só encaixar no alojamento.
3) Em seguida, coloque a ferramenta para desmontar as engrenagens em dois diâmetros diferentes. Leve o conjunto até a prensa e com a ajuda de um prolongador, aplique um pouco de força.
4) Agora com o conjunto na morsa, retire a engrenagem movida e o rolamento correspondente. Veja que o lado da montagem é com a parte que vai o sincronizador voltada para baixo. Tem que girar até cair no alojamento corretamente.
Obs.: Verifique se os rolamentos estão danificados ou se faltam roletes.
5) Remova o sincronizador e marque a posição de cada um, já que o de primeira e de segunda marchas são iguais. Os componentes já estão acomodados e não vão funcionar bem de outra maneira. Observe se há desgastes.
6) O próximo passo na desmontagem do eixo secundário é tirar a trava da luva de primeira e segunda marchas, que facilita o engate dessas marchas e o acoplamento da marcha ré. Use o alicate divergente.
Obs.: Na montagem, a posição é com o rebaixo voltado para baixo.
7) Recoloque o conjunto na prensa para remover a luva. Para isso, encaixe o dispositivo e centralize na prensa. Aplique a força e retire o conjunto composto por luva de primeira e segunda e a engrenagem movida.
8) Na sequência, retire o rolamento da segunda velocidade. Retire o anel externo da trava e a trava meia lua da engrenagem movida da terceira.
9) O próximo passo é tirar as engrenagens da terceira marcha. Retire o rolamento.
10) Depois, faça a retirada do sincronizador da terceira velocidade, que é diferente dos outros.
11) Temos mais uma trava que fixa a luva da terceira e quarta marchas, que deve ser removida com o alicate específico.
12) O anel espaçador deve ser tirado com uma chave de fenda.
13) Com a ferramenta especial de apoio tire a luva, que acaba saindo com o conjunto completo. Leve até a prensa e aplique a força necessária para a remoção do componente
14) Remove tudo junto, luva com a engrenagem movida da quarta marcha. Mais uma vez tem o sincronizador.
15) Depois, faça a retirada do rolamento da quarta velocidade.
Diferencial
1) Para desmontar o diferencial, que reduz a velocidade da rotação de entrada, marque a posição da porca-rolamento antes de abrir, para depois fazer a regulagem da pré-carga de rolamentos.
Obs.: Se não for trocada nenhuma peça do conjunto, volte no mesmo ponto de antes. Caso troque alguma peça é necessário regular a pré-carga conforme determinado na tabela da montadora.
2) Retire o tampão dos dois lados e a trava que será removida com uma chave 10mm sextavada.
3) Remova a porca-rolamento do diferencial, para isso use a ferramenta específica com cabo de força. Gire até sair a peça. O anel “o’ring” deve ser trocado para não dar vazamento.
4) Para retirar a tampa do diferencial, solte os 10 parafusos com uma chave 11 mm sextavada, sempre em diagnonal da extremidade para o centro de forma cruzada. Depois que desapertar, pode retirar os parafusos com a pneumática. O torque é de Ma = 23Nm (Mpmin. = 15Nm / Mpmáx. = 25Nm) com trava química.
5) Desencaixe a tampa com um martelinho de plástico. A junta vai ser substituída.
6) Agora, remova por completo a porca-rolamento que foi desapertada anteriormente. Lubrificar e substituir o “o’ring” retirado.
7) Faça a remoção do conjunto do diferencial.
Obs.: Não esqueça de retirar a arruela espaçadora da engrenagem reversa, que evita o desgaste da carcaça. Se esquecer, vai entrar a ré, mas vai estragar o veículo.
8) Por fim, examine dentro da carcaça o estado das buchas em que se apóiam os eixos, o rolamento interno do eixo piloto e o rolamento do eixo secundário do pinhão.
Boa tarde esse site e muito bom …se possível gostaria de saber quantidades de dentes das engrenagens dos câmbios da caixa astra 2.0 E 1.8 E 1.4
Boa noite, vocês poderiam tirar uma dúvida.
Tenho um celta 2014 1.0 completo. Acho a 5 marcha dele muito curta, ele anda pm o rpm muito alto a 120 km/h, seria possível colocar a 5 marcha do 1.4?
Resolveria o problema pra ele anda mais aliviado?
muito bom material parabens estas materias nos ajudam muito nos que somos autonomos e muitas vezes ficamos perdidos buscando soluçoes para diversos tipos de problemas que encontramos nos veiculos.Obrigado pela informação.