Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Desenvolvimento com união no setor da reparação

Fabricantes de peças fazem parceria focada em atualizar o reparador sobre os seus principais lançamentos por meio de palestras. Quem ganha com isso é o profissional e toda a área automotiva

Victor Marcondes

Quanto mais o setor de reparação cresce, aumenta também a necessidade de expandir as informações para os profissionais da área. As fabricantes de autopeças que precisam deste mercado mostram que têm responsabilidade ao garantir conhecimento técnico para os reparadores nacionais.  Sob a coordenação do Sindirepa-SP, cerca de 40 empresas se uniram e participam do Programa Empresa Amiga da Oficina, que pretende realizar ciclo de palestras aos núcleos de centros automotivos espalhados por todo o Brasil.

A iniciativa faz parte do Projeto Educação Continuada, atualmente em operação em 29 cidades do estado de São Paulo. A ação é realizada desde 2005, já atendeu 63 pólos de oficinas em 59 cidades, totalizando mais de 500 eventos e a participação de aproximadamente 15 mil técnicos. “A capacitação dos mecânicos gera resultados positivos, já que o domínio técnico e a qualidade dos serviços prestados ao consumidor reduzem problemas de má aplicação das peças, entre outras inconvenientes”, explica Antonio Fiola, presidente do Sindirepa.

8062

O grupo também criou um banco de dados chamado de CDI (Centro de Distribuição e Informações) que conta com atualização frequente para se tornar fonte de informação para os reparadores. “Enviamos ao Sindirepa uma gama de informativos técnicos por meio de uma ferramenta nossa, conhecida como Infotec, que disponibiliza catálogos físicos e eletrônicos de produtos, tanto para a linha leve quanto para a pesada”, diz Pedro Bighetti, coordenado técnico de reposição da ElringKlinger, uma das companhias participantes do programa.

Nas palestras a marca aborda a evolução tecnológica dos motores e conseqüentemente a evolução das juntas de cabeçote aplicadas nos novos motores fabricados pelas principais montadoras do País. “Fornecemos dados a respeito de conjuntos das linhas Volkswagen, Ford, Fiat, General Motors e PSA, das quais detemos 55% do mercado. Por fim, também falamos sobre Mercedes-Benz, empresa que fornecemos 100% das juntas de cabeçote. As dicas que temos dificilmente são encontradas em literaturas disponíveis na reposição”, conta.

Com uma equipe formada por dez técnicos especializados em mecânica automotiva, e com mais de vinte anos de experiência cada um, a Affinia já treinou aproximadamente 5 mil mecânicos. “Ao lado do programa queremos aumentar o nível de qualificação dos profissionais”, garante Jair Silva, supervisor de assistência técnica e serviços da Affinia. Ele diz que o treinamento discute suspensão para leves e pesados, freios, juntas homocinéticas, cardan, eixo diferencial, consumo de óleo, sistema de arrefecimento e sistema de lubrificação.

Certificação de amigo

As empresas que participam do projeto são beneficiadas com ações que reconhecem a sua contribuição para ampliação do conhecimento. “As marcas podem utilizar o selo do programa em todas as divulgações junto ao mercado, receberão um certificado de adesão ao programa, serão divulgadas no portal da entidade, e terão o apoio oficial em ações que realizar junto as empresas de reparação, entre outras”, conta Fiola.

A iniciativa é uma ótima alternativa para empresas do setor que desejam ganhar a confiança do mecânico. “Sempre buscamos novos meios para transmitir informações e conhecimentos técnicos aos nossos clientes reparadores. Assim, além das redes sociais e da mídia do setor, agora contamos com mais uma funcional ferramenta para alcançarmos nossos objetivos”, avalia Talita Peres, coordenadora de Marketing da Dayco Power Transmission, que também integra o seleto grupo de empresas amiga da oficina.

Para fazer parte deste clube, a companhia deve entrar em contato com o Sindirepa-SP, por meio do telefone (11) 5594-1010 ou no e-mailandré[email protected]. Já o reparador interessado em angariar mais conhecimento técnico nas palestras tem que se inscrever no site da entidade (www.sindirepa-sp.org.br) ou ligar para o mesmo número acima. A entrada nos eventos é gratuita.

Estar atualizado sobre as novidades lançadas no mercado, faz com que o serviço na oficina tenha mais qualidade. “Afinal, as informações precisas colaboram com a capacitação técnica dos profissionais, melhorando o atendimento aos clientes e reduzindo riscos de erro na aplicação de peças”, conclui Bighetti.

Confira o local e a data das próximas palestras:

Tema: Evolução Tecnológica de Juntas de Cabeçote- Elring Klinger
Data: 11/07/2011
Local: Pompéia

Tema: Evolução Tecnológica de Juntas de Cabeçote- Elring Klinger
Data: 12/07/2011
Local: Regente Feijó

Tema: Lei de Aprendiz e de Estágio – Central de Serviços daFiesp
Data: 12/07/2011
Local: São Paulo

Tema: Evolução Tecnológica de Juntas de Cabeçote- Elring Klinger
Data: 13/07/2011
Local: Presidente Prudente

Tema: Enquadramento Sindical e Contribuição sindical – Central de Serviços daFiesp
Data: 21/07/2011
Local: São Paulo

Tema: Evolução Tecnológica de Juntas de Cabeçote- Elring Klinger
Data: 21/07/2011
Local: São João da Boa Vista

Tema: Evolução Tecnológica de Juntas de Cabeçote- Elring Klinger
Data: 25/07/2011
Local: Praia Grande

Tema: Evolução Tecnológica de Juntas de Cabeçote- Elring Klinger
Data: 26/07/2011
Local: Santos

Tema: Como implantar a Lei de Participação nos Lucros e Resultados – PLR e Remuneração Variável – Central de Serviços daFiesp
Data: 28/07/2011
Local: São Paulo

Tema: Evolução Tecnológica de Juntas de Cabeçote- Elring Klinger
Data: 02/08/2011
Local: Itaquaquecetuba

Tema: Desengraxante Ecológico – Eco Solution
Data: 02/08/2011
Local: Campo Limpo Paulista

Tema: Evolução Tecnológica de Juntas de Cabeçote- Elring Klinger
Data: 04/08/2011
Local: São José dos Campos

Tema: Sped Contábil e Fiscal e Nota Fiscal Eletrônica – Central de Serviços daFiesp
Data: 04/10/2011
Local: São Paulo

Tema: Aplicação da Substituição Tributária nas empresas enquadradas no Simples Federal – Central de Serviços da Fiesp
Data: 18/10/2011
Local: São Paulo

Tema: Responsabilidade dos administradores e sócios – Central de Serviços daFiesp
Data: 08/11/2011
Local: São Paulo

Tema: Compensação de créditos tributários – Central de Serviços daFiesp
Data: 22/11/2011
Local: São Paulo

Tema: Principais aspectos do direito do consumidor – Central de Serviços daFiesp
Data: 29/11/2011
Local: São Paulo

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php