A Olimpíada do Conhecimento realizada em São Paulo contou com diversas modalidades e áreas tecnológicas na disputa, inclusive com categorias voltadas para a área de mecânica
Anualmente, milhares de alunos da escola SENAI de todos os estados brasileiros se reúnem para participar da competição mais estimada entre os jovens que frequentam os cursos técnicos e profissionalizantes da instituição: a Olimpíada do Conhecimento, desafio que visa o aprimoramento profissional dos estudantes por meio da troca de experiências e avaliação das habilidades técnicas pessoais.
O evento é realizado a cada dois anos e dividido em duas etapas: estadual e nacional. Nesta última fase, o grande vencedor pode conseguir passaporte para o WorldSkills Competitions, torneio internacional realizado há mais de 50 anos, que tem o objetivo de testar o conhecimento teórico e prático de estudantes de várias regiões do mundo.
Precedendo a etapa nacional de 2010, a fase estadual de São Paulo deste ano, realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, contou com 780 alunos de 81 unidades disputando o evento. A competição foi dividida em 19 áreas tecnológicas e 50 modalidades, inclusive com categorias voltadas especialmente para a área de mecânica, como mecânica automotiva, eletrônica embarcada e mecânica diesel. Os vencedores em cada um dos segmentos foram, respectivamente, Rodrigues Herera Leite, estudante do SENAI- Bauru, Guilherme Matiolli e Erik Chinen, ambos do SENAI-Ipiranga.
A prova consiste, basicamente, em programas com três modalidades de avaliação: teórica, prática, com duração de até 24 horas, e qualidades pessoais. Todas as fases são acompanhadas por especialistas, instrutores do SENAI, que analisam os candidatos em cada etapa do trabalho. Ganha o participante que apresentar melhor desempenho na elaboração das tarefas propostas. Além disto, para a realização das atividades a organização montou instalações muito semelhantes aos cenários reais de trabalho, com equipamentos e ferramentas adequadas à respectiva área tecnológica.
O evento também abriu espaço para que deficientes físicos pudessem participar em uma das cinco categorias específicas: Informática para Deficiente Visual, Lapidação de Pedras Preciosas, Entalhe em Madeira, Tornearia Mecânica Adaptada e Serigrafia em Tecidos.
A escola de maior destaque na Olimpíada do Conhecimento foi o SENAI João Martins Coube, de Bauru, que contabilizou oito medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze, conquistando o primeiro lugar na competição. Na segunda colocação, ficou o SENAI Roberto Simonsen, do Brás, com seis medalhas douradas, cinco prateadas e três de bronze. Na terceira posição do ranking segue o SENAI Mariano Ferraz, localizado na Vila Leopoldina, que somou três medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze.
Os melhores colocados na etapa paulista deste ano estão automaticamente selecionados para participar da fase nacional em 2010, que reúne alunos de unidades do SENAI de todo o País. A conquista do título abre portas para a olimpíada internacional, o WorldSkills Competitions, que será realizado em Londres em 2011.
Os jovens vencedores que conquistarem uma vaga na competição mundial vão passar por uma maratona de treinamentos, com o intuito de reforçar a execução de exercícios teóricos com grau de dificuldade elevado e domínio completo das tarefas práticas. Todos os processos da Olimpíada do Conhecimento valem muito para a capacidade profissional de cada um dos participantes, para que possam num futuro próximo brigar com destaque no mercado de trabalho.
Confira as modalidades com seus respectivos ganhadores:
Eletrônica Embarcada
1º lugar – Guilherme Matiolli
Escola SENAI Conde José Vicente de Azevedo – Capital – Bairro do Ipiranga
2º lugar – Thiago Canale
Escola SENAI Mário henrique Simonsen – Piracicaba
3º lugar – Bruno Batista Moreira
Escola SENAI Antônio Adolpho Lobbe – São Carlos
Mecânica de Automóvel
1º lugar – Rogério Rodrigues Herera Leite
Escola SENAI João Martins Coube – Bauru
2º lugar – Felipe Lira Gonçalves
Escola SENAI Eng. Octavio Marcondes Ferraz – Ribeirão Preto
3º lugar – Guilherme Zarpellão Chinade
Escola SENAI Santo Paschoal Crepaldi – Presidente Prudente
Mecânica Diesel
1º lugar – Erik Chinen
Escola SENAI Conde José Vicente de Azevedo – Capital – Bairro do Ipiranga
2º lugar – Augusto Rios Vieira
Escola SENAI João Martins Coube – Bauru
3º lugar – Marcelo Jhonata Pereira Leite
Escola SENAI Henrique Lupo – Araraquara