Empresa esclarece o mito de que o aditivo do radiador é o responsável por causar corrosão ou vazamentos no sistema de arrefecimento
A Delphi Technologies alerta para os cuidados e esclarece os mitos sobre a aplicação do aditivo de radiador, cuja funções principais incluem aumentar o ponto de ebulição, diminuir o ponto de congelamento da água, lubrificar e proteger o sistema contra cavitação e eletrólise e reduzir a formação de espuma.
A primeira orientação é utilizar aditivos de alta qualidade, caso contrário a longo prazo podem ocorrer problemas como corrosão do sistema de arrefecimento (radiador, bomba d’água e tubulações em geral), escamação nas suas superfícies internas e erosão por cavitação de componentes internos do motor.
“Além dos problemas citados acima, o proprietário do veículo também pode enfrentar uma deterioração de vedações e tubulações e a formação de gel/borra no sistema de arrefecimento. Abrir mão de um bom produto compromete o motor e traz muita dor de cabeça e também ao bolso do motorista”, afirma Pedro Valencio, técnico de serviços da empresa.
“Os produtos da Delphi Technologies têm como diferencial em sua fórmula o Monoetilenoglicol (MEG), além de uma mistura de inibidores de corrosão para garantir um efeito prolongado e preservar toda a motorização. Mais um destaque é que a marca conta com a maior durabilidade do mercado, alcançando cinco anos ou 241.000 quilômetros rodados”, completa.
Aditivos causam corrosão ou vazamentos?
A Delphi explica que um bom aditivo contém substâncias antioxidantes, capazes de prevenir e recolher a sujeira e fuligem presentes no sistema de arrefecimento. “Esse boato se espalhou por conta da utilização de soluções arrefecedoras de baixa qualidade, que podem causar ferrugem no sistema e, como consequência, aparecer buracos e vazamentos. Quando um aditivo de boa qualidade é utilizado, realizando perfeitamente a eliminação do acúmulo de ferrugem, estes possíveis buracos causados pelo aditivo de baixa qualidade aparecem. Sendo assim, uma vez aplicado o aditivo correto, a limpeza do sistema se inicia e elimina o acúmulo de ferrugem, prevenindo problemas futuros”, ressalta Valencio.
Qual o problema em usar água da torneira ao invés de desmineralizada?
Gostaria de saber porque quando chega aos 10mil km o líquido perde a cor no sistema .