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Delphi explica os tipos de bomba de combustível e os problemas comuns

Delphi bomba de combustível

A Delphi Tecnologies explica que a função da bomba de combustível é deslocar, em alta pressão, o combustível do tanque para o sistema de alimentação do motor. Utilizado desde 1969, quando surgiram os primeiros carros com injeção eletrônica, o componente atualmente é encontrado em três tipos: dois modelos instalados dentro do tanque, aplicados em veículos mais modernos, e um instalado do lado externo do tanque, usado nos modelos mais antigos.

Tipos de bomba de combustível

O modelo de bomba de combustível que fica do lado externo, geralmente, é fixado ao chassi do veículo, instalado em buchas de borracha para isolá-lo dos impactos causados pelas irregularidades do solo e evitar que o ruído seja transmitido ao compartimento dos passageiros.

Por outro lado, nos carros mais modernos, as bombas são instaladas dentro do tanque, com dois projetos de fixação: modular e não modular. O tipo modular possui um depósito de plástico que aloja a bomba de combustível, o filtro, o emissor do medidor de combustível e outros componentes. Este modelo é substituído como um conjunto completo. Em uma unidade não modular, a bomba de combustível é substituída separadamente.

A Delphi esclarece que todas as suas bombas são projetadas para evitar que o combustível seja drenado de volta ao tanque quando o motor é desligado. A característica, chamada de estanqueidade, permite que o sistema de combustível mantenha uma pressão residual para partidas rápidas. A empresa oferece o componente para o mercado de reposição para sistemas movidos somente a gasolina e flex.

Cuidados com instalação e manutenção

As bombas de combustível são componentes extremamente delicados que podem apresentar problemas se mal instalados ou se forem expostos a situações agressivas. Alguns pontos de atenção destacados pela Delphi são:

• Excesso de corrente, provocando queima nos fusíveis;
• Alimentação elétrica incorreta, prejudicando a vazão de combustível;
• Aterramento irregular;
• Combustível adulterado;
• Filtros saturados;
• Tanque com impurezas;
• Mangueiras danificadas;
• Reguladores de pressão defeituosos;
• Utilização de braçadeiras que não possuem tratamento de inox, provocando oxidação das mesmas e posterior vazamento no sistema.

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