A Delphi comemorou nesta segunda-feira, 23 de maio, o aniversário de 25 anos de sua fábrica em Piracicaba/SP com uma cerimônia especial. A unidade possui cerca de 900 funcionários e abriga duas divisões: a “Powertrain”, responsável pela área de gerenciamento de motores, e a “Soluções em Produtos & Serviços”, voltada para o mercado de reposição de peças.
Durante o evento, a Delphi homenageou os funcionários que trabalham na empresa há 25 anos e promoveu uma visita à fábrica com os convidados. A celebração contou com a presença do prefeito da cidade, Gabriel Ferrato. “Para Piracicaba, é um privilégio ter essa empresa aqui localizada”, afirmou Ferrato, numerando a estrutura que a Delphi mantém na cidade, que, além das linhas de produção, inclui distribuição, centro tecnológico e laboratório de certificação acreditado pelo Inmetro. “É uma empresa dotada das melhores qualidades”, observou.
A divisão Powertrain da Delphi possui duas grandes unidades de negócios voltadas ao gerenciamento de motores: a de Sistemas Diesel e a de Sistemas Gasolina/Etanol/Flex. Entre os produtos manufaturados na fábrica estão componentes que vão desde a bomba de combustível até os injetores (inclusive Diesel), além de sensores, bobina de ignição, coletor de admissão e corpo de borboleta para controle do ar aspirado pelo motor.
A unidade de Piracicaba desenvolve tecnologias multicombustíveis e tem seu trabalho voltado à aplicação e produção de sistemas para a alimentação de combustível, gerenciamento de motores e de partida a frio para veículos Flex. A fábrica celebrou, em 2015, a marca de 30 milhões de bicos injetores produzidos. “A Delphi valoriza muito o trabalho realizado pela equipe de Piracicaba. Nós temos um time de engenharia local do qual nos orgulhamos muito. Este time brasileiro é o grande responsável pelo desenvolvimento de tecnologias que equipam carros no mundo todo”, declarou o diretor executivo da divisão de aftermarket da Delphi, Amaury Oliveira.
Também em Piracicaba, a Delphi possui um dos 15 centros tecnológicos que mantém no mundo. Além de sua competência no desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações, a empresa afirma que o centro brasileiro está habilitado pelo Inmetro para certificação de veículos em testes de emissões conforme normas europeias e do Mercosul.