O prêmio foi conquistado pelo reconhecimento das ações voltadas para a inclusão de profissionais com deficiência auditiva no aftermarket automotivo. Em cerimônia ocorrida na planta industrial de Piracicaba (SP).
Única ação de inclusão social a disputar a premiação interna que reconhece novas iniciativas, o programa inclusivo desenvolvido pela Delphi para deficientes auditivos se destacou por oferecer treinamentos e materiais técnicos especialmente desenvolvidos para este público. Essa iniciativa teve início com um aplicativo para tradução virtual em libras no site da marca e se desenvolveu com a adoção da linguagem por sinais para os vídeos produzidos pela companhia. Em abril de 2023, esse projeto foi apresentado durante a Automec, maior evento de aftermarket automotivo da América Latina, em parceria com a ONG Caminhoneiros Surdos do Brasil (CSB), como explica o vice-presidente de aftermarket da Delphi para a América do Sul, Amaury Oliveira.
“Acreditamos que faz parte do nosso papel na sociedade promover inclusão e acessibilidade para o maior número de pessoas e durante a Automec tivemos a oportunidade de colocar em foco essa pauta tão importante. Fomos inovadores por realizarmos ações exclusivas para o público surdo e deficiente auditivo durante a Automec. Em parceria com a organização Caminhoneiros Surdos do Brasil (CSB), tivemos 3 turmas de treinamentos exclusivos para surdos, as aulas reuniram mecânicos e profissionais do segmento, totalizando mais de 140 pessoas treinadas sobre motores híbridos & elétricos e tecnologias Euro 6”.
Vale destacar ainda que a marca realizou a primeira palestra da história deste evento com um palestrante com deficiência auditiva, e em libras, que aconteceu no espaço especial denominado “Delphi Experience”, e atingiu, no total, mais de 500 profissionais.