A Delphi Automotive Systems do Brasil atingiu em outubro deste ano a marca de um milhão de sistemas bicombustíveis desenvolvidos e comercializados no mercado nacional. Denominado Multifuel®, o sistema nasceu em 2003 equipando o Chevrolet Corsa 1.8 e é composto pelo módulo eletrônico de controle da injeção (ECM), bicos injetores, sensor de oxigênio, sensor de detonação, bobina de ignição, válvula eletrônica de ar e outros componentes responsáveis pelo gerenciamento do motor.
“Com a marca de um milhão de sistemas bicombustíveis, a Delphi evitou a emissão de aproximadamente 120 mil toneladas de gás carbônico novos na atmosfera”, disse Roberto Stein, diretor de engenharia da Delphi na América do Sul e ressalta que a empresa trabalha diariamente no desenvolvimento de novas tecnologias que não agridem o meio ambiente.
Testes de emissões realizados em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento da Delphi no Brasil comprovam que cada quilômetro rodado por um carro abastecido com álcool é evita a emissão de seis gramas de CO2 na atmosfera, em média. A empresa explica que considerando que uma frota de um milhão de veículos Multifuel® abastecidos com álcool rode 20 mil quilômetros por ano, 120 mil toneladas de gás carbônico serão “recicláveis”.