Defeitos na válvula termostática? Veja como diagnosticar

Defeitos nesse componente podem acarretar prejuízos em caso de superaquecimento do motor

A válvula termostática faz parte do sistema de arrefecimento, sendo responsável por controlar a circulação do fluido entre o motor e o radiador de acordo com a temperatura. Dessa forma, ela é essencial para evitar que o motor trabalhe fora de sua faixa ideal, tanto mais frio quanto mais quente. Assim, a revista O Mecânico mostra como diagnosticar problemas na válvula termostática.

Um dos sintomas mais comuns de problemas na válvula termostática é a temperatura fora do ideal do motor, como no caso de uma temperatura muito elevada, que pode indicar que a válvula está travada fechada, impedindo o fluxo do fluido para o radiador, ou no caso de uma temperatura inferior ao ideal, mesmo após um longo período de funcionamento, indicando que a válvula pode estar travada aberta, o que resulta em maior consumo e carbonização da câmara de combustão.

Para iniciar o diagnóstico, o recomendado é fazer uma inspeção visual do sistema de arrefecimento, procurando por sinais de vazamentos perto da válvula. Depois, é indicado usar um termômetro infravermelho para medir a temperatura do motor, comparando os valores nas saídas do bloco e do radiador, visto que diferenças muito altas podem indicar que a válvula não está regulando adequadamente a passagem do líquido.

Outra recomendação é verificar códigos de falha com o scanner, dado que em alguns casos podem ser gerados erros relacionados à temperatura do motor. Por fim, o teste em bancada do componente, simulando as condições de temperatura do motor e verificando o funcionando da válvula, pode auxiliar no diagnóstico dessa peça.

Para aumentar a vida útil da válvula termostática, que em condições normais costuma superar os 100 mil km, é essencial realizar as manutenções preventivas relacionadas ao sistema de arrefecimento, como a troca do fluido nos prazos e na especificação correta indicados pela fabricante do veículo.

Por fim, o mecânico deve ter atenção no diagnóstico desse componente, pois outros problemas no sistema de arrefecimento podem gerar temperaturas elevadas ou inferiores ao ideal, como uma bomba d’água danificada. Além disso, é fundamental usar peças de qualidade na hora da manutenção, pois o superaquecimento do motor pode gerar danos de custo muito elevado.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php