Responsável por diminuir a poluição do veículo, essa peça pode afetar negativamente o comportamento do carro em caso de defeitos
A válvula do cânister, também chamada de válvula de purga, tem a função de prevenir que vapores do combustível escapem para a atmosfera, aumentando a emissão de poluentes. Para ajudar na detecção de falhas nesse componente, a Revista O Mecânico mostra os seus principais sinais de defeitos.
Essa válvula funciona regulando o fluxo dos vapores do cânister de carvão ativado para o coletor de admissão, onde são queimados no motor, diminuindo as emissões. A central eletrônica do veículo abre ela nos momentos necessários para direcionar os vapores ao motor para reduzir a poluição gerada.
Um dos sintomas de defeitos na válvula do cânister é a dificuldade de partida, visto que se ela travar aberta, ela permitirá a passagem dos vapores de combustível sem controle, tornando a mistura ar-combustível muito rica e dificultando o arranque do propulsor.
Outro sinal é a perda de desempenho e falhas no funcionamento do propulsor, visto que a mistura de combustível pode sofrer alterações caso a válvula trave aberta ou fechada, ocasionado problemas na combustão e menor desempenho.
Para o diagnóstico da válvula do cânister, usar um scanner é a maneira mais fácil de identificar problemas, com os principais códigos de erro (DTC) sendo P0441, P0443, P0444 e P0445. Entretanto, há casos que não existe o código de falha, sendo necessária uma análise visual das mangueiras quanto a rachaduras, vazamentos ou danos. Ao ligar o motor, barulhos de clique ou assobio anormais indicam problemas nessa peça.
Dessa forma, o mecânico deve ficar atento quanto aos sinais de falhas nesse componente, pois sua substituição é simples e barata, mas pode afetar negativamente o comportamento do veículo caso não seja reparada.