De acordo com a Decar, empresa especializada nas linhas de motor, câmbio, suspensão e freios para veículos leves, realizar a manutenção preventiva do carro pode render uma economia de até 800% para o proprietário. Para a empresa, o brasileiro tem o costume de checar as peças do veículo somente nas férias, a menos que o automóvel apresente algum problema mecânico a longo do ano.
Segundo Luiz Roberto Ghidini, gerente de vendas da Decar, “suspensão e freios precisam obedecer às datas de revisões periódicas, já que são itens de segurança. Além disso, correias, velas e cabos de ignição, embreagem são itens importantíssimos para longevidade do veículo.”
Para ele, a vida útil do veículo também será determinada pelas revisões periódicas recomendadas pela montadora. Outra recomendação é ficar atento para serviços e produtos com preços extremamente baixos. “A oferta de produto ou serviço abaixo do preço do mercado é um sintoma de má qualidade”.