Parceria entre a Dayco e a Maserati visa o desenvolvimento de soluções para otimizar a tecnologia de veículos híbridos
A Dayco reforça sua parceria com a italiana Maserati, para quem projetou e fabricou uma solução completa sob medida para o sistema híbrido BSG (gerador de partida integrado à correia). Também conhecida como Arquitetura P0, destina-se ao MHEV da marca (veículo elétrico híbrido moderado), o Ghibli Hybrid.
“Para atingir os objetivos exigidos pela Maserati, cada componente do sistema híbrido foi projetado nos mais altos padrões de modo a maximizar a economia de combustível, reduzir as emissões de CO² e aumentar a durabilidade de todo o sistema”, disse o vice-presidente de vendas OE e desenvolvimento de negócios da Dayco, Wouter Nijenhuis.
Nijenhuis explica que isso foi possível pelo design compacto e pelo uso de materiais otimizados para produzir o tensionador do braço lateral, além do desenvolvimento de uma nova correia poly-V incorporando materiais inovadores e processos de fabricação para garantir o melhor coeficiente de atrito durante a vida útil do motor. Por fim, há uma nova polia amortecedora, especificamente projetada para proteger o virabrequim do motor.
“Enfatizando nosso compromisso com o relacionamento com a Maserati, o tensionador de braço lateral Dayco está sendo produzido em uma nova linha de montagem dedicada, que é o estado de arte para este tipo de produto e equipada com tecnologia Industry 4.0. Abraçando a tendência de automação e troca de dados em tecnologias e processos de manufatura que está em seu cerne, o sistema de controle de computador PLC utiliza inteligência artificial, máquinas de montagem interconectadas e, finalmente, apresenta testes totalmente autônomos”, completa.