Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Dayco Brasil vai fornecer peças para veículos híbridos leves e pesados

Componentes Dayco projetados no Brasil serão instalados em sistemas híbridos de veículos leves e pesados para o mercado nacional e internacional

 

Fabricante de correias, polias e tensionadores, a Dayco anunciou ter começado a desenvolver projetos de correias para veículos híbridos aqui no Brasil. Segundo a empresa, já há parceria firmada de fornecimento de peças para sistemas híbridos do tipo BSG Drive (P0) para automóveis leves, em que o motor elétrico de 48 V é posicionado no lugar do alternador para fornecer potência adicional ao trem de força. Também há o desenvolvimento de componentes para sistemas eletrificados de veículos pesados pela engenharia local da Dayco em Indaiatuba/SP.

De acordo com o diretor de engenharia da empresa no Brasil, Eduardo Souza, a Dayco também desenvolve internacionalmente módulos de motores elétricos para sistemas híbridos do tipo DHM (P1 e P2) para híbridos leves, médios e linha pesada. Nos Estados Unidos, a Dayco também fornece a correia EPS para o sistema de direção eletrificada do Tesla Model Y.

A Dayco hoje conta com 42 unidades em 21 países. Em 2020, durante o período de pandemia, a Dayco unificou suas três operações no Brasil (Itapira/SP, São Paulo/SP e Contagem/MG) em uma fábrica só, na cidade de Indaiatuba/SP. O prédio tem 12 mil m² e abriga a fábrica de polias e tensionadores, o centro de distribuição e os escritórios corporativos. Desta fábrica saem tanto os produtos Dayco quanto os da marca Nytron, esta voltada para o mercado de reposição.

A fábrica de polias e tensionadores, além de atender ao mercado local, fornece diretamente para as montadoras do país e exporta produtos para Itália, EUA e toda a América Latina. Aqui na América do Sul, a Dayco ainda tem uma unidade de produção de correias em Córdoba, na Argentina.

Considerando somente para o aftermarket, o centro de distribuição da Dayco Brasil tem um giro mensal aproximado de 2 milhões de peças entre recebimento e expedição, afirma a empresa.

Em encontro com a imprensa especializada, o gerente nacional de Vendas da empresa, Luiz Zappa, afirmou que a Dayco projeta encerrar seu ano fiscal em fevereiro de 2023 com 39% de crescimento frente ao período entre março de 2021 e fevereiro de 2022. O executivo destacou que o momento de forte crescimento da empresa tem influência do processo de normalização de entregas após um longo período de escassez de matéria-prima. Segundo Zappa, as entregas devem atingir um nível médio de 91%.  

Já o diretor de aftermarket da Dayco Brasil, Marcelo Sanches, afirmou que a recente aquisição da Dayco realizada em agosto pelo grupo de capital privado Hidden Harbor será muito importante neste momento da empresa, que visa grandes investimentos e lançamentos, sejam nas linhas de produtos convencionais como correias e tensionadores, novas linhas, bem como produtos para o segmento de híbridos e elétricos. 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php