A Dana fornece juntas de cabeçote em aço multi-camadas (MLS) Victor Reinz para o motor do Bugatti Veyron, considerado o mais rápido carro em produção atualmente no mundo. Essa junta de cabeçote possui tecnologia WaveStopperTM patenteada pela Dana, que garante a vedação do motor W16 8.0 quadriturbo de 1.001 hp de potência em condições extremas de temperatura e pressão.
A tecnolgia WaveStopperTM consiste em vincos em forma de onda estampados numa das chapas de aço inoxidável da junta, ao redor de cada um dos furos dos cilindros. A onda funciona como uma mola, alterando sua altura conforme o esforço aplicado. Esse sistema também é fabricado pela Dana do Brasil e é aplicado no motor eletrônico NGD 3.0E da MWM International.
O propulsor do Bugatti Veyron, por sua vez, é composto por dois motores V8 encaixados lado a lado (configuração em W), com 64 válvulas, sendo quatro para cada um de seus 16 cilindros. Com isso, o veículo tem quase o dobro de potência das Ferraris mais potentes disponíveis no mercado e vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos e é capaz de atingir 407 km/h. “Vedar um motor como esse representou um grande desafio e uma importante realização de engenharia para a Dana”, comemora Ralf Goettel, presidente da Dana Europa.