A Daimler Group, empresa da qual a Mercedez-Benz faz parte, lançou nos Estados Unidos dois modelos de caminhões elétricos: o Freightliner eCascadia e uma versão do Freightliner eM2 106 do segmento de caminhões médios (PBT de 9 a 12 toneladas).

O Freightliner eCascadia se baseia no Cascadia, caminhão pesado para longa distância. Por baixo do capô estilo americano se escondem 730 cv. A 550 kWh, suas baterias fornecem energia suficiente para uma autonomia de até 400 km, podendo recarregar 80% de sua bateria em 90 minutos para rodar mais 320 km. Já o caminhão leve Freightliner eM2 106 é indicado para operações de distribuição. As baterias da nova versão elétrica proporcionam 325 KWh para até 480 cv. A autonomia do eM2 gira em torno de 370 km. É possível carregar 80% de sua bateria em 60 minutos, o que é possibilita uma autonomia de cerca de 300 km.

Durante o evento Capital Market & Technology Days em Portland (EUA), que foi palco dos lançamentos, também foi anunciado a criação da unidade global E-Mobility Group (EMG), que consolida o know-how global da Companhia em trens de força elétricos para veículos comerciais. A Daimler Trucks North America (DTNA) planeja entregar durante este ano uma frota com cerca de 30 caminhões elétricos a seus clientes dos Estados Unidos. Com os dois “e-trucks” da Freightliner, o Mercedes-Benz eActros, o FUSO eCanter, o ônibus urbano Citaro totalmente elétrico da Mercedes-Benz e o ônibus escolar Thomas Built Saf-T Liner C2 Jouley.