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Daimler Truck produz frota de caminhões Mercedes-Benz GenH2 para testes em clientes

Daimler Truck produz frota de caminhões Mercedes-Benz GenH2 para testes em clientes (Divulgação)
Daimler Truck produz frota de caminhões Mercedes-Benz GenH2 para testes em clientes (Divulgação)

 

As empresas Amazon, Air Products, INEOS, Holcim e Wiedmann & Winz participarão dos primeiros testes de caminhões com célula de combustível em meados de 2024

 

Após fase de testes em campos de prova e em vias públicas, os caminhões movidos por célula de combustível atingiram um estágio avançado de desenvolvimento e já estão aptos para implantação em frotas de clientes.

Desta forma, a Daimler Truck está produzindo a primeira frota de caminhões Mercedes-Benz GenH2 para testes com os clientes. A previsão é de que até meados de 2024, as empresas Amazon, Air Products, INEOS, Holcim e Wiedmann & Winz participem dos primeiros testes, a fim de obter experiência no transporte de longa distância e livre de emissões de CO2 por meio de caminhões com célula de combustível.

Cinco cavalos mecânicos atrelados a semirreboques serão utilizados em diferentes aplicações no transporte de longa distância em rotas específicas na Alemanha, tais como transporte de materiais de construção, contêineres marítimos e botijões de gás.

Durante esses primeiros testes, os caminhões GenH2 continuam sob supervisão e responsabilidade da Mercedes-Benz Trucks. Os veículos serão reabastecidos em postos públicos de hidrogênio líquido (sLH2) em Wörth am Rhein e na região de Duisburg.

 

Empresas que farão os primeiros testes

A Wiedmann & Winz, com sede em Geislingen an der Steige (Baden-Württemberg) será uma das primeiras empresas a testar o caminhão Mercedes-Benz GenH2. Para a provedora de serviços internacionais de logística DP World, o veículo com propulsão a hidrogênio transportará contêineres marítimos que atendem clientes da indústria e do comércio.

Empresa de logística Gerdes + Landwehr, que faz parte do Grupo Holcim, pretende utilizar o caminhão GenH2 da Mercedes-Benz no transporte de granéis minerais para a indústria de materiais de construção.

Já a empresa Air Products em Hidrogênio para Mobilidade na Europa planeja transformar toda a sua frota global para veículos movidos a hidrogênio. O Caminhão GenH2 será utilizado para transportar botijões de gás.

A INEOS e a VERVAEKE pretendem utilizar o caminhão GenH2 da Mercedes-Benz para transportar PVC a granel seco.

Para a Amazon Transportation Services, o projeto-piloto servirá como aprendizado e reforça o trabalho da empresa para zerar as emissões de carbono até 2040.

 

(Divulgação)
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Hidrogênio líquido (sLH2)

A tecnologia conhecida como sLH2 (hidrogênio líquido “sub-resfriado”) foi desenvolvida em conjunto com a Linde e está disponível para todas as empresas interessadas via padrão ISO e, pela primeira vez, será utilizada na frota de testes em clientes.

O sLH2 permite uma densidade maior para armazenamento comparada com o LH2 e reabastecimento mais fácil de 10 a 15 minutos. A Daimler Truck e as empresas parceiras estão planejando alto nível de transparência e abertura com relação às interfaces para a tecnologia sLH2.

A meta é colaborar com outras empresas e associações no desenvolvimento de tecnologias de veículos e de reabastecimento próprias, que se apliquem ao novo padrão de hidrogênio líquido, estabelendo assim um mercado global para o processo de reabastecimento.

Segundo a Daimler Truck, nesse estado mais hidrogênio pode ser transportado, o que aumenta a autonomia e possibilita um desempenho comparável ao de veículos como os caminhões convencionais a diesel. Os tanques de hidrogênio líquido também oferecem vantagens em termos de custos e peso. Portanto, o uso de hidrogênio líquido permite uma carga útil maior.

 

(Divulgação)
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Caminhão GenH2

Os engenheiros de desenvolvimento da Daimler Truck basearam o caminhão GenH2 nas características do caminhão Actros convencional da Mercedes-Benz em termos de carga útil, autonomia e desempenho.

Os GenH2 que serão utilizados nesses primeiros testes oferecem uma carga útil de cerca de 25 toneladas e um PBTC (peso bruto total combinado) de 40 toneladas. Dois tanques especiais de hidrogênio líquido e um sistema de célula de combustível possibilitam essa carga útil e autonomia, sendo a peça central do GenH2. Os dois tanques de aço inoxidável de hidrogênio líquido têm uma capacidade de armazenamento especialmente alta, de 88 kg (44 kg cada um).

O sistema de célula de combustível do Mercedes-Benz GenH2 produz 300 kW e a bateria fornece mais 400 kW temporariamente. A 70 kWh, a capacidade de armazenamento da bateria é relativamente baixa, uma vez que sua função não é atender às necessidades de energia, mas sim dar suporte de força para a célula de combustível durante os picos de carga, enquanto se está acelerando ou quando se está conduzindo por uma ladeira com carga total.

Ao mesmo tempo, a bateria permite uma carga útil maior. Ela é recarregada com a energia de frenagem e com o excedente de energia da célula de combustível. Um elemento-chave é o sistema de arrefecimento e aquecimento que mantém todos os componentes em uma temperatura apropriada.

Em setembro de 2023, a Daimler Truck demonstrou um que protótipo do caminhão Mercedes-Benz GenH2 concluiu um percurso de 1.047 km de distância com uma carga de hidrogênio líquido. A empresa visa introduzir a versão de série do GenH2 na segunda metade da década.

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