A fabricante de motores diesel Cummins fechou o ano de 2012 com faturamento bruto de US$ 17,3 bilhões, apenas 3,9% inferior aos US$ 18 bilhões anotados no ano anterior. Diante de cenários econômicos e industriais adversos em vários mercados internacionais, no entanto, a empresa considerou o resultado como plausível, em especial porque o desempenho é o 2º melhor em seus 94 anos de história.
No ano passado, os principais mercados internacionais da montadora foram os Estados Unidos [48%], Europa/Meio Leste [16%], Ásia/Austrália [11%], América Latina/México [10%], China [6%], Canadá e Índia[4%] e África [1%].
A divisão de motores da Cummins, em especial, faturou em 2012 US$ 10,7 bilhões, dos quais 58% provenientes dos Estados Unidos/Canadá, Europa/Oriente Médio [14%], América Latina/México [10%], Ásia [8%], China [5%], Índia [4%] e África [1%]. Por segmento de aplicação, a empresa anotou participações de 28% em caminhões pesados, ônibus/caminhões médios [19%], mineração/marine/óleo & gás [18%], caminhões leves/recreacionais [12%], construção/agrícola [12%] e motor estacionário [11%].
Na avaliação de Luis Afonso Pasquotto, vice-presidente da Cummins Inc. e presidente da Cummins South America, “apesar da crise global, o bom desempenho financeiro da companhia em 2012 oferece à Cummins posição privilegiada no futuro próximo. 2013 segue ainda com incerteza macroeconômica mundial. Mas como mantivemos investimentos de capital de US$ 1 bilhão e US$ 700 milhões em pesquisa e desenvolvimento, a Cummins está pronta para atender às sólidas tendências de crescimento que estão por vir nos próximos anos”.