Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Cummins dá dicas de manutenção de turbocompressores

turbo Holset

Cummins Brasil celebra consolidação dos turbocompressores Holset e lista recomendações antes de trocar o equipamento

 

A Cummins Turbo Technologies, detentora da marca Holset, celebra 50 anos de história e, para comemorar este marco, lista a seguir algumas recomendações de manutenção e dicas importantes antes de trocar os turbocompressores.

“Três anos após a Holset chegar no País, montamos em Guarulhos (SP) a linha de turbocompressores de geometria fixa para atender as normas Euro I e, conforme as leis de emissões foram progredindo, a equipe da CTT foi desenvolvendo novas tecnologias, como o Wastegate com a chegada do Euro III já no final dos anos 90”, diz Rui Barbieri, atual gerente de Engenharia de Serviços e Líder de Projetos de Componentes da Cummins Inc.

Atualmente, sua unidade fabril é responsável pela fabricação dos turboscompressores Light Duty(HE200), Mid Range (HE300 e  HE400) e Heavy Duty (HE500), com capacidade de 130 mil unidades por ano para atender os mercados automotivo, agrícola, mineração, marine e industrial, entre outros.

“Em seu portfólio total de produtos, a Holset atende o mercado brasileiro com turbocompressores aplicados em motores com potências que variam entre 2,5 litros e 95 litros, incluindo arquiteturas de geometria fixa, wastegate (valvulados), geometria variável e diferentes sistemas de 2 estágios”, afirma Leandro Vieira, líder de Engenharia de Serviço de Componentes da Cummins.

Marcos na história

O turbocompressor Holset VGT da CTT foi o pioneiro na tecnologia de geometria variável (VG) para o mercado de veículos comerciais em 1998, lançando o conceito de anel deslizante patenteado, que consiste no deslocamento axial das aletas. Como consequência, ele tem menos peças móveis e menor potencial de desgaste.

A tecnologia do duplo estágio está presente atualmente em caminhões leves e micro ônibus, permitindo maior densidade de potência para redução do tamanho do motor e melhor reposta do veículo mesmo em baixas rotações do motor.

Dicas de manutenção preventiva

A Cummins explica que a primeira dica para manter o turbocompressor do veículo em boas condições é verificar os sistemas de admissão e escape e checar se eles não têm impurezas. Outro ponto de atenção, segundo a empresa, é o fato de que operar com um motor com a admissão de ar ou filtro de ar parcialmente obstruído eleva o consumo de combustível e ainda pode resultar em vazamento de óleo pela admissão.

Vale a pena ficar atento ainda à pressão excessivamente alta de gases de escape, o que também pode acarretar em problemas no turbocompressor, particularmente em vedações (anéis de pistão) e mancais.

Se for realizar a lavagem do motor, a Cummins alerta que é preciso evitar jogar jato de água ou produtos químicos diretamente no atuador, pois isso poderá levar a danos na vedação da haste, corrosão da mola de acionamento e diafragma do atuador. Além disso, nos intervalos de manutenção, verifique todas as abraçadeiras, prendedores, porcas e parafusos do veículo.

Para o motorista em si, a dica é ter cautela ao acionar ou desligar o motor. Acelerar o veículo após dar a partida e/ou antes de desligá-lo, danifica o turbocompressor, causando o aquecimento dos mancais. De acordo com a empresa, a longo prazo, isso pode levar o turbo a falhar definitivamente. Quanto maior o período em que for permitido o resfriamento do motor antes de desligá-lo, menos danos será causado ao equipamento.

Dicas na hora da substituição do turbocompressor

Ao fazer a troca do componente, a Cummins explica que é fundamental conferir se a falha do equipamento ou do veículo foi solucionada, além de checar se o sistema de escape e de admissão estão limpos, isentos de porcas, parafusos, pedaços de juntas, estopas e afins. Também é importante que as tubulações de fornecimento e retorno de óleo estejam limpas, em boas condições e livre de vazamentos.

A outra dica é que, ao realizar a troca de um turbocompressor, o óleo, assim como os filtros, devem ser substituídos. A pré-lubrificação é uma etapa importantíssima e indispensável na instalação do turbo e, por isso, o usuário deve seguir rigorosamente as instruções contidas no certificado de garantia que vem junto com seu turbo genuíno Holset.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php