Cummins apresenta motor a hidrogênio de 15 litros

Motor Cummins a hidrogênio de 15 litros (X15H)

A produção desse modelo de motor a hidrogênio deve começar em 2027 e a Cummins pretende fabricar opções entre 6,7 litros e 15 litros

 

A Cummins apresentou seu motor a hidrogênio de 15 litros durante o evento Advanced Clean Transportation (ACT Expo), na Califórnia, Estados Unidos. Esse motor batizado de X15H adota uma nova plataforma independente de combustível. A empresa explica que, sob a junta do cabeçote há componentes muito semelhantes, porém acima da junta do cabeçote cada motor tem componentes diferentes para diversos tipos de combustível.

A previsão é que este modelo, que combina combustível de hidrogênio, comece a ser produzido em 2027. “Embora os casos de uso de motores elétricos de bateria e célula de combustível sejam promissores, o emparelhamento de hidrogênio verde na tecnologia comprovada de motores de combustão interna fornece um importante complemento para futuras soluções de emissões zero”, disse Srikanth Padmanabhan, presidente de Negócios de Motores da Cummins Inc.

Os testes com essa nova tecnologia começaram em 2021 e, desde então, a Cummins afirma que obteve bons resultados, atingindo as metas de potência e torque de produção (torque superior a 111,9 kgfm e 290 cv do motor para serviço médio). O objetivo é produzir motores de combustão interna de hidrogênio entre 6,7 litros e 15 litros.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php