Cuidados na instalação dos rolamentos de roda

Problemas na aplicação, como o uso excessivo de força ou a queda acidental do rolamento, podem danificar a peça e comprometer seu funcionamento

Presentes em diversos sistemas, como rodas, transmissões, motores e direção, os rolamentos têm como principal função facilitar a rotação, suportar cargas e manter o alinhamento correto dos componentes. Qualquer falha nesses itens compromete a dirigibilidade e a segurança do veículo.

Segundo Rafael Braga, técnico da NTN, os cuidados devem começar já na instalação. Uma aplicação inadequada com excesso de força ou queda acidental do rolamento danifica a peça, comprometendo seu funcionamento e reduzindo sua vida útil.

Além disso, o uso de ferramentas incorretas e a instalação desalinhada também contribuem para efeitos negativos, como o surgimento de marcas causadas pelas esferas nas bordas da pista, que podem ficar danificadas ou até mesmo se romper. Outros problemas incluem folga excessiva no conjunto da roda e ruídos, como o característico “clack”.

O mecânico também deve verificar a procedência do produto a ser instalado. É fundamental que os rolamentos tenham certificações de qualidade e atendam aos padrões exigidos pelas montadoras.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


css.php