Cuidados com carros para PCDs são necessários para um bom funcionamento

Manutenção preventiva e cuidados com carros para PCDs podem evitar problemas maiores no futuro
Manutenção preventiva e cuidados com carros para PCDs podem evitar problemas maiores no futuro – Foto: divulgação/NGK

Manutenção preventiva e cuidados com carros para PCDs podem evitar problemas maiores no futuro

 

Assim como nos carros tradicionais, é de suma importância que os proprietários e mecânicos possuam também cuidados com carros para PCDs. Destinado a pessoas com limitação física, visual ou mental, os veículos adaptados facilitam a rotina para quem precisa de mobilidade no dia a dia. Quem necessita desse tipo de veículo, conta com incentivos do governo no formato de  redução de impostos como IPI, ICMS e IPVA (dependendo do estado) para realizar a aquisição. Os modelos podem ser adaptados de acordo com o laudo médico apresentado no momento da compra e variam de acordo com o tipo de limitação do usuário. 

As principais adaptações realizadas nos veículos são:

 

  • Volante: Inclusão de alça para evitar que a mão do motorista saia do volante ou um pomo giratório para facilitar a condução;
  • Freio e acelerador: Instalação de alavanca para o condutor poder acelerar e frear o veículos com apenas uma mão; 
  • Rampas e plataformas: Além das tradicionais rampas, são utilizadas plataformas hidráulicas ou de suspensão para facilitar o acesso de cadeiras de rodas;
  •  Bancos: Bancos giratórios e ergonômicos projetados especificamente para cada motorista.

 

Assim como os carros tradicionais, os veículos adaptados necessitam também de cuidados para não darem problemas aos motoristas. Seguindo o mesmo padrão utilizado em outros modelos, os carros para PCDs necessitam de manutenção preventiva para evitar a parada total durante o funcionamento. Além das peças e sistemas que já são verificados nos carros tradicionais, é importante também verificar os itens exclusivos desses modelos.

Apesar da recomendação, um grande obstáculo encontrado é a falta de especialização do setor para lidar com veículos adaptados. Segundo o consultor de Assistência Técnica da NGK do Brasil, Hiromori Mori, a especialização das oficinas nesse segmento será benéfico não apenas para os clientes, mas também para os empresários que poderão aumentar seu escopo de atuação. “De um modo geral, no Brasil não temos oficinas dirigidas a esse público específico. Portanto, é um setor em que elas podem se especializar e oferecer serviços diferenciados, ampliando o seu escopo de atuação”, comenta Hiromori”, afirma Hiromori.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php