O conversível Volvo C70 conquistou a classificação máxima (Top Safety Pick) do “Insurance Institute for Highway Safety (IIHS)”, um centro de pesquisas mantido pelas seguradoras norte-americanas, que pela primeira vez realizou testes em dez modelos conversíveis médios, sendo que os resultados mostraram que o C70 oferece a melhor proteção para os ocupantes.
Para conquistar essa posição, o veículo teve de obter a classificação “excelente” em três crash-tests: frontal, lateral e traseiro, no qual os assentos foram avaliados em relação ao efeito-chicote. Também era obrigatório o carro ter de série um sistema eletrônico de estabilidade como o Electronic Stability Control (ESC) da Volvo. Para conversíveis, o IIHS estabeleceu que o veículo deveria ser equipado com santo-antônios, como o Sistema de Proteção Contra Capotagem da Volvo (Roll-over Protection System – ROPS) para conseguir o Top Safety Pick.
“O altíssimo nível de proteção do novo C70 é resultado de um trabalho contínuo de pesquisa e estudo de acidentes reais. Por isso, acredito que os crash-tests realizados nesse tipo de pesquisa levam em conta apenas uma ou algumas características do nível de segurança geral do carro. Mesmo assim eles podem servir de referência”, diz Ingrid Skogsmo, chefe do Centro de Segurança da Volvo Automóveis em Gotemburgo, na Suécia.
O Volvo C70 foi lançado em 2005 e sua abordagem centrada no ser humano resultou em vários sistemas de segurança de série, incluindo a exclusiva Cortina Inflável montada nas portas para proteção em impactos laterais, o uso de quatro tipos de aço para colisões frontais e traseiras, além do Sistema de Proteção Contra Capotagem da Volvo (ROPS) e Controle Dinâmico de Tração e Estabilidade (Dynamic Stability Traction Control – DSTC). O proprietário do C70 também pode optar pelo Sistema de Indicação do Ponto Cego (Blind Spot Indication System – BLIS) e o Sistema Inteligente de Informações ao Motorista (Intelligent Driver Information System – IDIS).