Embreagens viscosas são importantes para o resfriamento de veículos agrícolas e pesados
O controle térmico é um dos fatores fundamentais para a performance e durabilidade dos motores, especialmente no setor agrícola, como tratores, colheitadeiras e caminhões. Nesse sentido, a embreagem viscosa é um componente importante do sistema de refrigeração, responsável por acionar a ventoinha a partir da força mecânica do motor.
De acordo com Hermes Santos, CEO da Modefer, a função da embreagem viscosa é regular a rotação da hélice conforme a temperatura do motor. O sistema garante que, em momentos de maior aquecimento, a ventoinha atue com mais intensidade, resfriando rapidamente os componentes. Já em situações de menor demanda térmica, o ventilador trabalha de forma reduzida, evitando esforço desnecessário e contribuindo para a eficiência energética.
Nas embreagens viscosas, o calor influencia a viscosidade do fluido interno, aumentando a aderência e acelerando a hélice quando necessário. Segundo o CEO, hélices bem projetadas permitem maior precisão no fluxo de ar e melhor aerodinâmica, gerando uma ventilação eficiente e reduzindo o consumo de energia.
Outro benefício do controle térmico está na preservação da potência disponível, visto que como a embreagem viscosa regula a velocidade do ventilador é possível evitar o desperdício de energia com rotações excessivas, permitindo mais torque para tração e operação de implementos.
Por fim, o executivo destaca que a manutenção preventiva e escolha de peças adequadas às condições severas de uso no meio agrícola é importante para uma melhor operação. A compatibilidade com o sistema de arrefecimento, resistência a impactos e corrosão também são fatores determinantes para prolongar a vida útil dos motores.