Controle de Estabilidade (ESC) é obrigatório para novos veículos no Brasil: como ele funciona?

Controle de Estabilidade (ESC) é obrigatório para novos veículos no Brasil: como ele funciona? - Imagem:  Divulgação/DPaschoal
Controle de Estabilidade (ESC) é obrigatório para novos veículos no Brasil: como ele funciona? – Imagem: Divulgação/DPaschoal

 

Norma que obriga os carros novos a terem o sistema e outros recursos de segurança, entrou em vigor no início deste ano

 

No início do ano de 2024, entrou em vigor a norma que todos os veículos produzidos ou importados para o Brasil, a partir deste ano, devem ser equipados com o Controle de Estabilidade (ESC).

Além do ESC, as luzes diurnas de condução (DRL), alerta de uso do cinto de segurança e o alerta de frenagem de emergência também passaram a ser obrigatórios com essa norma do Contran.

Os equipamentos de segurança já estavam previstos em veículos fabricados entre 2022 e 2023, segundo a resolução 567 do Contran, mas o prazo foi estendido pelo Governo Federal para atender uma solicitação feita pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), por conta das restrições provocadas pela pandemia.

 

O que é o controle de estabilidade (ESC) e como ele funciona?

O Controle de Estabilidade (ESC) é um sistema eletrônico avançado projetado para ajudar os motoristas a manter o controle de seus veículos em situações de emergência ou em condições de direção adversas. Ele monitora continuamente a trajetória do veículo e detecta qualquer desvio inesperado da rota pretendida.

Quando o sistema detecta que o veículo está prestes a entrar em uma situação de derrapagem ou perda de controle, ele intervém automaticamente, aplicando frenagem seletiva em cada roda individualmente e ajustando o torque do motor, conforme necessário. Isso ajuda a corrigir a trajetória do veículo e a evitar acidentes, especialmente em curvas acentuadas, superfícies escorregadias ou manobras mais bruscas.

O objetivo principal do Controle de Estabilidade é proporcionar uma camada adicional de segurança aos motoristas e passageiros, reduzindo significativamente o risco de capotamento e colisões causadas por perda de controle do veículo.

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