As correias de acessórios, chamadas pela Contitech de correias estriadas, são responsáveis pelo acionamento de diversas peças do motor, tais como o alternador, a ventoinha, do compressor do ar condicionado e a direção hidráulica. De acordo com a fabricante de autopeças, a correia estriada elástica produzida pela Contitech tem três componentes principais: a camada de cobertura, elementos de tração e revestimento estriado.
A empresa explica que a camada de cobertura com estrutura de suporte posterior é constituída por borracha sintética resistente à abrasão. Os componentes mais importantes da correia estriada elástica são os elementos de tração: segundo a ContiTech, ao contrário do que acontece na correia estriada normal, os elementos de tração são compostos por fibras de poliamida elásticas. Adicionalmente, a correia tem um revestimento especial das estrias que, mesmo com ligeiras inclinações da transmissão, garante um baixo ruído e uma aderência ideal, assegura a fabricante.
As correias estriadas são sujeitas a movimentos permanentes e estão diretamente expostas a influências ambientais como pó, sujidade e grandes variações da temperatura no compartimento do motor. Estas condições conduzem a envelhecimento e desgaste. Por isso, a ContiTech recomenda a substituição da correia o mais tardar após 120 mil quilômetros.
Para a substituição, há que atentar que correias estriadas elásticas não podem ser substituídas por correias estriadas convencionais, afirma o gestor de produto Adrian Rothschild. “Os veículos com uma correia elástica instalada de fábrica, aquando da realização de trabalhos de reparação e revisão têm de ser obrigatoriamente equipados também com uma correia elástica. As correias estriadas normais, devido ao facto de terem uma construção diferente, não funcionam nestes veículos”, explica. Visualmente, as correias elásticas quase não apresentam diferenças em relação às correias estriadas normais. Para realizar uma montagem isenta de danos é necessária uma ferramenta especial.