A Continental Pneus está desenvolvendo tecnologias para criar os chamados pneus verdes, investindo em novos desenhos de bandas de rodagem e aprimorando materiais como aço, nylon, poliéster e aramida, além de pesquisar diferentes compostos de borracha. “Aqui se destaca o emprego de sílica (óxido de silício) precipitada, que representa um significativo avanço nas melhorias da aderência em pista molhada e na oferta de uma menor resistência ao rolamento”, afirma Gilberto Viviani, gerente nacional de vendas de pneus para veículos comerciais da Continental. Segundo ele, itens como menores distâncias nas frenagens, segurança à aquaplanagem, durabilidade quilométrica, estabilidade e conforto passaram a ter um peso cada vez maior no processo da escolha de um pneu. A rodagem dos pneus de um automóvel é responsável por 20% do consumo de combustível, o que corresponde a 4% de todas as emissões de gás carbônico (CO2) no mundo. Pensando nisso, uma pesquisa realizada com o pneu modelo ContiEcoContact 3, da Continental, registrou uma economia de combustível até 5% superior em relação a outros modelos disponíveis no mercado. De acordo com a pesquisa, se toda a frota de automóveis do Brasil, 28 milhões segundo dados de 2008, rodasse com o ContiEcoContact 3, aproximadamente 553 milhões de litros de combustível seriam economizados por ano, considerando-se o consumo anual de uma frota igual à da cidade de Porto Alegre (450 mil veículos). A quantidade de CO² que deixaria de ser emitida corresponderia ao plantio de 56 milhões de arvores/ano.