A Continental vai expor a linha ContiHybrid de pneus de carga durante a Fenatran 2015, evento que será realizado de 9 a 13 de novembro, no Anhembi, em São Paulo. Produzida no Brasil, a gama é destinada a ônibus e caminhões que fazem transporte regional e de longa distância nas estradas nacionais. A terceira geração ContiHybrid incorpora tecnologias que permitem a entrega de uma quilometragem superior em até 20% em relação aos modelos anteriores, afirma a fabricante.
Os visitantes da Fenatran poderão conhecer em primeira mão o ContiHybrid HD3, versão trativa que chega para completar a linha já integrada pelos modelos ContiHybrid HS3 e ContiHybrid LA3. Disponível inicialmente na medida 295/80R22,5, o ContiHybrid HD3 entrará em produção na fábrica da Continental Pneus em Camaçari, na Bahia, a partir de março de 2016.
“Com eles, passamos a disponibilizar uma oferta completa de produtos para o maior nicho do segmento de transporte no país, o regional e o de longa distância, que movimenta aproximadamente 3,3 milhões de pneus por ano e representa 82% do mercado”, destaca Fernando Peruzzo, coordenador de desenvolvimento de produtos comerciais da Continental Pneus Mercosul.
A banda de rodagem do ContiHybrid HD3, mais larga, utiliza um maior volume de borracha, além de um composto especial para proporcionar um significativo aumento da quilometragem, desclara a Continental. “Os blocos mais robustos, mais largos e compridos conferem maior poder de tração e menor deformação, evitando o desgaste irregular do pneu”, diz Fernando Peruzzo.
Entre as tecnologias presentes na linha ContiHybrid está o pacote de cintas reforçadas (Triangle Belt) que reduz os esforços nas laterais do pneu, ampliando sua durabilidade e conferindo maior precisão à condução, além de prevenir o desgaste irregular. A linha conta ainda com o Air Keep Inner Liner, tecnologia exclusiva da Continental empregada na parte interna do pneu (inner liner) que, conforme explica a fabricante, permite uma retenção em até 50% mais eficiente da pressão de ar interna. O resultado final é uma maior durabilidade e o aumento da recapabilidade da carcaça, garante a Continental.
Ainda durante a Fenatran, a Continental vai apresentar aos visitantes os preparativos da marca para a entrada em vigor, a partir de outubro do próximo ano, do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). O programa determina que todos os pneus produzidos aqui ou importados para o mercado brasileiro deverão receber uma etiqueta atestando a sua eficiência em três critérios: eficiência energética, aderência em piso molhado e emissão de ruídos. “Ele tem por objetivo possibilitar que o consumidor tome uma decisão de compra mais consciente em um item vital para a segurança ao dirigir, como é o caso dos pneus”, analisa Eduardo Roveri, gerente de certificação da Continental Pneus Mercosul.
O Brasil será o quarto mercado mundial a adotar um programa de etiquetagem de pneus. O Japão, em 2010, foi o primeiro país a adotar uma iniciativa com essas características, embora de forma facultativa, sendo seguido, no final de 2012, pela União Europeia e pela Coréia do Sul. Uma diferença fundamental entre o modelo europeu e o adotado pelo Brasil é que na Europa a etiqueta atua apenas como uma indicação de orientação ao consumidor, ao passo que o modelo brasileiro determina índices mínimos de desempenho para que os pneus possam ser comercializados no país.
Serviço
Fenatran 2015 – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga
Data: 9 a 13 de novembro de 2015 – Horário: das 13h00 às 21h00
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo – SP
Informações: www.fenatran.com.br