Padrões no pneu ajudam a escoar água e melhorar a tração em pisos escorregadios
A Continental celebra 120 anos do lançamento do primeiro pneu com padrão de banda de rodagem. A introdução dessa tecnologia trouxe ganhos na tração e na frenagem em pisos molhados, e vem sendo atualizada desde a sua introdução, em 1905.
Como a área de contato entre o pneu e o solo é responsável por transmitir todas as forças de frenagem, aceleração e direção, o desenho da banda de rodagem ajuda a escoar líquidos e manter a aderência, prevenindo aquaplanagem. Além disso, a tração, ruído, desgaste e eficiência também são diretamente influenciados pelo padrão da banda.
Felix Hübner, responsável pela área de design de padrões e contornos na divisão de pneus da Continental, disse: “Com o primeiro pneu entalhado à mão há 120 anos, revolucionamos a mobilidade global. A estrutura de blocos, sulcos e lamelas tornou possível oferecer mais aderência e segurança, mesmo em superfícies escorregadias”.
Os padrões de banda atuais são classificados em três categorias principais, sendo o simétrico, que pode ser montado em qualquer posição do veículo e é ideal para aplicações urbanas, o direcional, que possui sentido de rotação definido e permite maior drenagem e tração em altas velocidades, e o assimétrico, que melhora a dirigibilidade e a aderência em curvas, sendo comum em pneus esportivos. Cada padrão possui quatro elementos técnicos, como blocos (Block) para tração, sulcos (Groove) para escoamento de água, ranhuras (Rib) para estabilidade direcional e lamelas (Sipe) para aderência em pisos escorregadios.
Atualmente, a Continental tem ambientes virtuais e inteligência artificial para projetar e testar novos padrões de banda, prevendo o comportamento do pneu em diferentes situações antes da fabricação física dos primeiros modelos, economizando recursos e acelerando o processo de desenvolvimento.