Os carros de luxo, aqueles com preço acima de R$ 90 mil, correspondem a 0,22% do volume de veículos comercializados por ano no Brasil. Em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Japão e Alemanha, a participação chega a 10% do total.
Conforme estudo da consultoria internacional Roland Berger Strategy Consultants, empresa de consultoria internacional de Milão, Itália, a baixa representatividade do mercado de carros de luxo no País ocorre devido aos altos impostos e taxas de importação, que são extremamente elevados. A blindagem, cada vez mais freqüente neste mercado e que aumenta ainda mais o custo do carro, também é apontada como uma das causas pela consultoria.
Além disso, o número de brasileiros com poder aquisitivo suficientemente alto para adquirir esses veículos é pequeno e entre os que têm renda, muitos optam por adquirir veículos menos ostensivos por questões de segurança. A análise mostra que embora tenha baixa representatividade na frota circulante do País, o segmento apresentou crescimento de 23% nas vendas em 2006, quando comparado ao ano anterior.