O Cônsul-Geral do Japão, Masahiro Furukawa, inaugura amanhã (22/08), às 10h, a Escola de Mecânica de Automóveis Ramacrisna, junto aos diretores da instituição, Américo Amarante Neto e Solange Bottaro. O projeto foi realizado com os recursos financeiros do Programa de Assistência a Projetos Comunitário e de Segurança Humana (APC) do Governo do Japão, através do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, dentro das comemorações do centenário da imigração japonesa em Minas Gerais e Ano de Intercambio Brasil-Japão.
Para isso, o governo do Japão investiu U$ 85 mil na construção da escola de capacitação de jovens e adultos em risco social de Betim/MG, com a missão de melhorar as condições de vida da população. A nova escola possui 284 m² e um projeto arquitetônico, em forma de galpão, planejado para possibilitar um ambiente adequado para que os alunos realizem um estudo detalhado e prático de cada equipamento que compõe um veículo. Além disso, o prédio tem salas para aulas teóricas, vestiários e almoxarifado. A infra-estrutura inclui equipamentos computadorizados para análise de injeção e ignição eletrônica, alinhamento e balanceamento eletrônico, elevador e rampa para aulas e diagnósticos de veículos.
Entre os equipamentos, destaque para o motor e transmissões do Honda Civic e CVT do Honda FIT, doados pela Honda Automóveis do Brasil Ltda, para colaborar na formação e treinamento dos técnicos em mecânica de automóveis.
Além da Ramacrisna, o Governo do Japão já apoiou 56 projetos e investiu US$ 2,664 milhões desde 1999 nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, que estão sob jurisdição do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.
A Ramacrisna é uma instituição social que há 49 anos desenvolve projetos de educação profissionalizante e geração de renda para pessoas em risco social de Betim, e oferece, desde 1995, com o apoio da Prefeitura de Betim, o curso profissionalizante em Mecânica de Automóveis destinado a jovens e adultos a partir de 16 anos.