Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Congresso SAE Brasil 2013 apresenta novidades da tecnologia de mobilidade

O Congresso SAE Brasil de tecnologia da mobilidade reúne periodicamente engenheiros, técnicos e executivos para compartilhar conhecimento e know-how no setor de tecnologia de veículos de transporte no segmento automotivo, aeroespacial e marítimo. A 22ª edição do evento ocorreu do dia 7 ao dia 9 de outubro, no Pavilhão Azul Expo Center Norte, em São Paulo. O espaço reservou estandes para fabricantes, sistemistas, autopeças e fornecedores exporem suas novidades no mercado.

14897

Além de expositores, o congresso teve 22 painéis ministrados por especialistas nacionais e estrangeiros nos setores de caminhões, ônibus, motos, educação de engenharia, ferroviária, internacional, manufatura, qualidade, logística, máquinas agrícolas e de construção, motorsport, segurança veicular, sustentabilidade, telemática & infotainment (entretenimento), TI, veículos elétricos e híbridos e veículos leves. O tema-título do congresso foi “A Qualificação da Engenharia Brasileira na busca por Soluções Inovadoras”.

Sessões técnicas também foram realizadas no evento com o tema motor ostentando a liderança de temas aprovados seguido pela área de teste. Os temas abordados foram: motores, chassis, materiais, ensaios, veículos, aeroespacial, transmissões, combustíveis e lubrificantes, eletroeletrônica, projetos, emissões, manufatura, suspensão, segurança e ergonomia, gestão, ruídos e vibrações, meio-ambiente, qualidade e produtividade e tecnologia da informação.

Destaques do evento

A Bosch teve como destaque os motores de arrefecimento com comutação eletrônica FED/ECM. De acordo com a sistemista, além de conferir economia de combustível, os propulsores demandam menor carga do alternador. A empresa também apresentou os sistemas de assistência ao condutor (ADAS/Advanced Driver Assistance Systems) que segundo a Bosch controlam tanto a velocidade do automóvel quanto a distância entre os veículos, assim como informam aos motoristas sobre os congestionamentos das vias.

14896

No espaço da Continental foram expostos o sensor de combustível flex, componente situado entre o tanque de combustível e os injetores, que tem por função medir o percentual de etanol dentro do combustível para veículos flex fuel. Alem disso, destacaram o ContiPowerContact, pneu de passeio disponível nos aros de 13 a 16 e com o layout inspirado na Copa do Mundo Fifa 2014, além de novos sistemas de conectividade multimídia.

No estande da multinacional Elring Klinger foi exposta a linha de cárteres de óleo para caminhões fabricados com poliamida e com teor de fibra de vidro. Segundo a empresa, as novas autopeças comportam cerca de 50 litros e atendem ao novo programa de emissões Euro 6.

A Magneti Marelli, entre outros produtos, destacou a atualização de sua transmissão automática Free Choice, com a inclusão de uma descarga parabólica de torque que minimiza a sensação de projeção do corpo para frente e garante mais conforto aos ocupantes do veículo, de acordo com a multinacional. Ainda segundo a empresa, o produto conta com um recurso que aborta o processo contínuo de mudança de marcha para cima, caso o motorista pressione o pedal do acelerador repentinamente.

14895

A Mercedes-Benz teve ressaltou o Actros 2546 6×2 e o novo Classe A. A fabricante também apresentou palestras técnicas sobre motores, emissões, combustíveis alternativos, projetos, eletroeletrônica, ergonomia, conforto e segurança. A montadora homenageou o gerente de desenvolvimento de motores, Gilberto Leal, e o jovem engenheiro de 2013, Caio de Carvalho Scozzafave.

Tecnologias de desenvolvimento de aplicação em vedação para motores foi o principal destaque da Sabó no congresso. Segundo a empresa, é fornecido o “selamento” completo desta transmissão com três retentores, cinco selos e duas juntas com uma demanda de mais de 4 milhões de transmissões/ano, vendidas para plantas da Ford e GM em mais de 5 países (México; Estados Unidos; Canadá; China e Coréia).

14900

A Saint Gobain Sekurit apresentou um para-brisa produzido com vidro de menor espessura. Segundo a fabricante, o produto é mais leve e com as mesmas características de resistência do modelo tradicional. O para-brisa está de acordo com os objetivos do programa Inovar-Auto. Também foi exposto o para-brisa acústico e antiembaçante e vidros laterais laminados de polivinil butirol para automóveis da Fiat. Além de para-brisas a fabricante expôs o teto panorâmico antes aplicado no Peugeot 208 e agora disponível para todas as marcas de automóveis produzidos no Brasil.

A Schaeffler expôs o Smart Fit Bearing, rolamento de rolo cônico com anéis estampados, que suporta carga e transmite a rotação com menor torque e desgaste, o Sensor Arre, que indica se o veículo está em ponto morto, engatado ou em marcha à ré, possibilitando o funcionamento do sistema start-stop e o módulo híbrido.

14899

Entre os destaques da SKF, estão o rolamento E2 e a solução Stop-Start. Segundo a empresa, A linha E2 tem uma geometria interna aprimorada, melhor acabamento interno nas pistas, diminuindo o risco de atrito. O Stop-Start, destinado ao segmento de motos, é instalado na roda dianteira do veículo. A SKF ainda apresentou o rolamento de roda de peso, feito de alumínio, o que segundo a companhia, reduz o peso da suspensão e contribui para a redução de emissões.

A principal novidade no estande da Toyota foi o veículo híbrido Prius. De acordo com a montadora, o projeto foi baseado no desenvolvimento de um veículo confortável, seguro e benéfico para o meio ambiente. O Prius combina dois motores, um elétrico e outro à combustão, possui uma bateria autônoma, conferindo baixos níveis de emissão de poluentes.

A TRW Automotive holdings mostrou tecnologias de segurança como o radar conceito AC1000 para aplicações de 360 graus, que abrange um amplo leque de funções de segurança como o cruise control (controle de velocidade cruzeiro), alerta de risco de colisão frontal, mitigação de frenagem de colisão, frenagem de emergência automática, detecção de pedestres, detecção de ponto cego, mudança de faixa assistida, alerta de tráfego cruzado, entre outras.

14898

A Visteon Corporation apostou em suas opções de multimídia como o Lincoln MKZ, que incorpora uma tela de TFT de 10,1 polegadas e anéis de acabamentos decorativos, representando uma nova referência em qualidade e clareza de display e o connected cluster destinado ao mercado de duas rodas.

A edição de 2013 se revelou um evento técnico e bastante focado que levou aos visitantes tudo o que há de mais avançado em relação à tecnologia da mobilidade e se mostrou mais uma vez como uma ótima oportunidade de trocar ideias e conhecer o futuro do setor automotivo.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php