A quinta edição do concurso mundial da Academia Altran de Engenharia (Altran Engineering Academy) irá premiar o vencedor com um estágio de seis meses na equipe ING Renault F1 e um cargo no Departamento de Engenharia do ING Renault F1 Team, em Enstone, na Inglaterra, com direito à acomodação, carro da empresa e bolsa total de £ 6.500. Além do prêmio, o vencedor terá o prazer de trabalhar em uma equipe de ponta e aprimorar carros para os pilotos Nelsinho Piquet e Fernando Alonso.
Olivier Guillaud, um dos quatro jurados e consultor sênior da Altran junto à equipe de Fórmula1, esteve no Brasil em visita à sede local da companhia, em São Paulo. Aos potenciais candidatos, ele disse que é necessário apresentar uma pesquisa bem fundamentada e saber se comunicar. “Quem se propõe a trabalhar na equipe não pode ter medo de ter dúvidas, tampouco de questionar”. Guillaud cita o exemplo de um profissional que não ganhou o prêmio, mas atualmente trabalha na área de desenvolvimento da Renault. “Ele se ofereceu para trabalhar por três meses para a equipe. Ao final do período fez o mesmo em outra área e, em seguida, foi para um outro setor. Depois de um ano acabou efetivado na área de desenvolvimento”.
Criado em 2004, o prêmio avalia projetos de profissionais graduados em Ciências, Engenharia ou Tecnologia e o vencedor é o autor da proposta mais inovadora. Todos os anos, sete finalistas são selecionados para apresentar os trabalhos diretamente à equipe ING Renault F1 Team, em Enstone. Para 2008, a Altran informa que o prazo final para o envio de projetos será em 15 de maio, até 12h (horário de Brasília). Para esta edição, Guillaud sugere que os candidatos estudem o novo regulamento da Fórmula1 e desenvolvam seus trabalhos em cima disso. Sobre as áreas de interesse da equipe, ele revela que serão bem-vindas as propostas nas áreas de estudo de materiais, análise estatística e de dados.
Os interessados em participar do concurso podem obter mais informações no site (www.altran-academy.com) e os brasileiros que desejam inscrever projetos deverão enviar email para: [email protected]