Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Conarem sugere cuidados para prolongar a vida útil do motor do caminhão

O Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores) divulgou suas recomendações para o prolongamento da vida útil dos motores diesel nos caminhões. Segundo a entidade, apesar do aumento de vendas de caminhões no Brasil, a frota circulante no país ainda é uma das mais antigas do mundo, com idade média de 9 anos e 10 meses, mas que, com alguns cuidados, o ano e a alta quilometragem nem sempre pode significar problemas no motor. “Um dos fatores principais para garantir a vida útil do motor é fazer a manutenção preventiva do caminhão”, afirma o vice-presidente do Conarem, Ivo Rückert.

Ivo lembra que a troca de óleo deve ser feita de acordo com a recomendação do fabricante, assim como devem ser respeitadas as trocas necessárias do filtro de ar, filtro de lubrificante diesel, bem como a verificação da temperatura do motor. Caso isso não ocorra, Ivo adverte que o proprietário corre o risco de comprometer o funcionamento do motor e diminuir a sua vida últil. “Se o motor trabalha muito quente ou muito frio provoca desgaste prematuro”, comentou o vice-presidente da entidade, acrescentando: “O combustível adulterado também é um fator preponderante para o desgaste do motor”. É trabalho do mecânico estar ciente destas recomendações e passar essas orientações o dono do caminhão.

O vice-presidente da entidade ainda alerta para os principais sinais de desgaste de motor: consumo elevado de óleo, perda da potência, excesso de fumaça e ruídos incomuns. “Caso seja necessária retificar o motor, é preciso muita atenção já que os motores estão cada vez mais modernos e complexos. Há retíficas, credenciadas ao Conarem, em todo o Brasil, habilitadas a recuperarem o motor de acordo com as normas da ABNT”, advertiu o vice-presidente, ressaltando que o serviço nas retíficas credenciadas à entidade tem garantia em todo o território nacional. “Se a retífica é feita no Rio Grande do Sul e acontece alguma pane no Pará, o caminhoneiro será atendido por outro associado com total credibilidade”, garante.

Para consultar as retíficas credenciadas ao Conarem, acesse:www.conarem.com.br.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php