Conarem se fortalece com parcerias de fabricantes

O Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores) comemora os resultados de 2014, afirmando maior fortalecimento com novas parcerias, além de ter estreitado e intensificado as já existentes com fabricantes. De acordo com José Arnaldo Laguna, presidente da entidade, isso é resultado do trabalho ao longo de anos para tornar a Rede Nacional de Retíficas totalmente preparada, com padrões de qualidade que seguem a norma ABNT 13032 que estabelece os padrões e processos para este tipo de reparo.

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Atualizada em 2008, a norma garante a qualidade da retífica em motores, estabelecendo todos os procedimentos necessários para execução dos trabalhos, bem como determina requisitos sobre qualificação profissional da mão de obra e os equipamentos e instalações necessárias. Também são realizadas auditorias regulares, assim como oferece atendimento nacional. “Esses diferenciais tornaram a rede de retíficas reconhecida no mercado pela qualidade de serviços que oferece”, explica.

Com isso, foi possível estabelecer parcerias com a KS, do Grupo KSPG Automotive, MWM, Perkins, Cummins, Deutz – e a mais recente com a Yanmar Motores, que fabrica propulsores para diversos segmentos, como náuticos, máquinas para construção, geradores, entre outros, e agora que quer ampliar a sua atuação por meio de uma rede de serviços no Brasil. “A Rede Conarem vai oferecer serviço de pós-venda, com assistência técnica, com possibilidade de até distribuição de produtos da Yanmar. A Cummins pretende lançar kits de motores em condições especiais para a rede”, revela Laguna.

A KS oferece palestras técnicas por todo o Brasil, especialmente, em regiões ainda não atendidas. Nos encontros, a empresa tem como intenção identificar oportunidades para fortalecimento do setor. Também promove visitas dos profissionais de retíficas à fábrica com treinamentos no Centro de Treinamento em Nova Odessa, para que conheçam na prática os componentes e a técnica para adequada aplicação.

A fabricante de motores Deutz tem ampliado sua rede no Brasil em regiões onde, para a empresa, a frota circulante é mais expressiva. Começou pelo Sudeste, depois Sul e Centro-Oeste. As empresas são nomeadas de acordo com a posição geográfica, levando em consideração o volume da frota circulante. Há todo um processo de homologação para a empresa ser nomeada que envolve avaliação das instalações, equipe técnica e comercial dos futuros dealers, além de treinamento da equipe, investimento em ferramental especial e software. O processo dura em torno de 60 dias.

Em contrapartida, a retífica autorizada é indicada para fazer o atendimento em garantia e os clientes da região também são direcionados para empresa, além de obter atualização de informações técnicas e treinamentos.

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