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Conarem promoveu Encontro Nacional da Rede na Automec 2017

José Arnaldo Laguna, presidente do Conarem, durante o evento

O Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem) reuniu retificadores de diversos pontos do País, no Encontro Nacional da Rede Credenciada, durante a 13ª Automec, no dia 28 de abril, no São Paulo Expo. “A feira é um sucesso, com nova estrutura, onde foram realizados investimentos de R$ 450 milhões de dólares, amplo estacionamento com 4.500 vagas e localização perto do aeroporto”, afirmou José Arnaldo Laguna, na abertura do evento.

A comercialização de peças usadas e a preocupação com a Lei Nº 12.977/14, que regulariza atividade de desmanche, sucateiro ou desmontagem de veículos, foi um dos temas levantados em seu discurso. “O Conarem se aproximou do Detran-SP e realiza trabalho junto ao Denatran desde outubro de 2016, para tentar regulamentar a comercialização nacional das peças usadas, visando a segurança do consumidor e o direito do setor retificador em adquirir matéria prima de baixo custo para recondicionar”, comentou.

Laguna apontou também outros serviços oferecidos aos associados, entre eles, o novo portal da entidade, que contará com novo banco de dados, com 4.862 tipos diferentes de motores em fase de implantação; modelo de sugestão de edital de licitação pública, exigindo comprovação técnica da retífica; Tabela Referencial de Preços e Tempária; retíficas credenciadas por estado e cidades, bem como materiais de apoio nas áreas de meio ambiente, equipamentos e jurídico.

Falou também sobre a NR12 – Instrução Normativa 129, que proíbe a autuação pelo Auditor Fiscal do Trabalho na primeira fiscalização NR12, que deve ser emitido termo de notificação, fixando prazo de até 12 meses para correção de irregularidades. E a IN 129 ainda permite que seja acordado em prazo superior a 12 meses em caso de necessidade de adequação às conformidades.

No tema venda a prazo, citou o cartão de crédito BNDES-PJ e PF. “Produtos que podem trazer segurança, competitividade, permitindo negociar os serviços e peças”, disse.

Um dos desafios do setor também não foi esquecido – formação da mão de obra. “A entidade fez parcerias com a Mahle, Illinois, Riosulense e KS, que oferecem palestras técnicas para as retíficas”, acrescentou. Há também treinamento com o engenheiro Roberto Canassa e Orestes Silveira Correa, in loco; treinamento no Centro de Tecnologia da Mahle, em Jundiaí/SP, e na KS, em Nova Odessa/SP.

Entre as parcerias comerciais citou a Cummins, Deutz, MWM, Kotler Lombardi, Perkins e Yanmar. “Estamos ampliando esforços para desenvolver novos acordos com outros fabricantes.”

Laguna comentou sobre o braço comercial da Rede Nacional de Retíficas credenciadas ao Conarem – Rede União, que viabiliza a compra direta com fabricantes, inclusive em volumes pequenos, com preço diferenciado. “Agora também há importação direta de kits de cilindros da fabricante Yenmak”, completou.

Ao final do discurso, Laguna falou sobre a Missão Empresarial 2017 para a Autopromotec, em Bolonha, de 24 de maio a 2 de junho, também com visita a COMEC – fabricante de máquinas e equipamentos para retíficas de motores.



Participantes falam da importância da aproximação com o Conarem
Durante o ciclo de palestras, Vanda Camargo, gerente geral de Vendas América do Sul da Perkins, afirmou que a aproximação desta empresa do Grupo Caterpillar à rede de retíficas do Conarem deve-se ao fato de ela ser formadora de opinião. “Esta parceria vai agregar muito à expansão da nossa rede de serviços autorizada. A Rede Conarem tem atributos de procedimentos e produtos que são diferenciais para o segmento”, disse. E complementou: “A rede se adapta totalmente ao que necessitamos para credenciadas Perkins”.

Vanda também explicou que a empresa vai disponibilizar, principalmente, conhecimento técnico aos cadastrados, por meio de materiais produzidos.

Alfredo Sarmento, gerente comercial da MDPower, master distribuidor Perkins para todo o Brasil, destacou a participação frequente no Conarem como vital para dar o suporte pós-vendas da empresa. “Para nós, a parceria com o Conarem é muito importante; por seu intermédio, sabemos que estamos falando com retíficas qualificadas”, comentou. Sarmento ainda ressaltou o fato de a MDPower, atualmente, ter um de seus focos voltados à ampliação de parcerias. “O Conarem nos dá todos os subsídios para que possamos concretizar nossa meta, já que, como a rede, estamos em constante desenvolvimento.”

Para Lucas Tur, diretor de Marketing da Juntas Illinois, e Carlos Peres, gerente comercial, a oportunidade que o Conarem proporciona para firmar parcerias “é essencial aos negócios”. “Como somos uma empresa argentina, com um filial há quatro anos em São Paulo, estar ligados ao Conarem é uma forma eficiente de divulgar a marca e produtos Illinois”, salientou Carlos Peres. “Desde o ano passado, fortalecemos a parceria com a realização de palestras técnicas, por enquanto com foco no Sul e Sudeste do país”, acrescentou o diretor Lucas Tur.

Para Rodrigo Brazzach, gestor comercial Brasil-América Latina da Actioil, a primeira participação no Conarem deste ano já trouxe resultados positivos. “Pudemos falar sobre nossos produtos, nos relacionarmos com representantes, fazendo vários contatos, e combinar futuras conversas”, resumiu.

Já Hamilton Junior, da Deutz, a parceria com a Rede Conarem se consolidou nos últimos anos. “hoje em dia, está mais profissional”. “Oferecemos treinamentos e discutimos questões essenciais, como a importância de as retíficas credenciadas definirem estratégias para melhorar suas rentabilidades.” Ele também emendou que a parceria vem ao encontro do desejo desta empresa de origem alemã expandir suas marcas.

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