Cerca de 800 estudantes de engenharia de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal, Colômbia e Venezuela trabalham na construção de carros off-road, conhecidos como Baja SAE, para disputarem a 14º Competição Baja SAE Brasil – Petrobras. A competição será realizada no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba/SP, entre 13 e 16 de março.
Como prêmio, as duas equipes melhores classificadas na soma geral das provas (estáticas e dinâmicas) poderão representar o Brasil na Baja SAE Montreal, competição realizada pela SAE International, entre 11 e 14 de junho, em Montreal, Quebec, no Canadá. Nos Estados Unidos, o Brasil é tricampeão na modalidade.
Os Baja SAE são veículos fora-de-estrada, de estrutura tubular em aço, monoposto, projetados e construídos por estudantes de engenharia. Todos os veículos utilizam motor padrão de 10 HP e devem ter quatro ou mais rodas e conseguirem transportar pessoas com até 1,90m de altura e de até 113 quilos. Além disto, a fabricação deve ser feita com ferramental padrão da indústria, com pouca ou nenhuma mão-de-obra especializada.
A Competição começou em janeiro, por meio do envio de relatórios técnicos de cada projeto para a SAE BRASIL, e agora segue com o desenvolvimento e construção dos veículos quase sempre dentro das instituições de ensino. Ao chegarem em Piracicaba, os Baja SAE serão submetidos a avaliações de segurança, aceleração, velocidade, manobrabilidade, tração e um enduro de resistência, com quatro horas de duração, realizado em pista de terra cheia de obstáculos. Além disso, a partir deste ano, as equipes deverão apresentar o projeto para uma banca de juízes, especialistas da indústria.