A companhia sueca SEKAB anunciou que é a primeira companhia do mundo a fornecer etanol sustentável, devido ser proveniente de cana-de-açúcar brasileira com garantia de qualidade ambiental, climática e social. “Os consumidores e outros grupos de interesse precisam de garantias de que o etanol é comprovadamente sustentável”, disse Anders Fredriksson, vice-Presidente Executivo da SEKAB BioFuels & Chemicals.
A empresa desenvolveu com produtores brasileiros os critérios que cobrem todo o ciclo de vida do etanol, desde os campos de plantação da cana até seu uso em veículos flexi-fuel. Segundo a companhia, os critérios estão em linha com as demandas destacadas nos processos em andamento realizados por organizações como Nações Unidas, União Européia, Organização Internacional do Trabalho e ONGs (Organizações Não Governamentais.
As exigências têm tolerância zero com respeito ao trabalho infantil, condições de trabalho não organizadas e ao desmatamento de florestas tropicais. Existem também exigências a respeito das condições de trabalho, leis trabalhistas e salários. Além disso, a colheita deve ser no mínimo 30% mecanizada e em relação ao clima as demandas poderão reduzir as emissões de dióxido de carbono a partir do cultivo, produção e transporte do produto.