Como verificar o nível do óleo de câmbio – Nissan Frontier 2.3 AT7

Picape possui transmissão automática com sete marchas, um diferencial no segmento

Manter o fluido de câmbio no nível adequado previne danos nos componentes internos da transmissão, que podem ocorrer quando existe um nível inferior ao mínimo ou superior ao máximo, além de ser possível verificar a necessidade de troca de acordo com as condições do fluido. Dessa forma, a revista O Mecânico traz o procedimento de verificação de nível do óleo de câmbio da Nissan Frontier 2.3.

O motor diesel que equipa a picape da Nissan a partir de 2017 tem o código YS23, com 2.3 litros, entregando 190 cv e 45,9 kgfm. Já o câmbio automático, que equipa a maior parte das versões da Frontier, tem sete marchas, é feito pela Jatco e tem código RE7R01A/B.

 

Passo a passo de verificação do nível do fluido de câmbio

 

Passo 1: Ligue o motor do veículo para iniciar a circulação do fluido da transmissão.

Passo 2: Verificando com um scanner, aguarde até que a temperatura do fluido atinja aproximadamente 40°C (104°F). Essa etapa é importante, dado que o volume do fluido varia muito conforme a temperatura.

Passo 3: Posicione o veículo sobre uma superfície plana, para uma leitura precisa, e acione o freio de mão.

Passo 4: Com o motor ainda em funcionamento, mova a alavanca seletora por todas as posições (P, R, N, D), permanecendo por alguns segundos em cada marcha. Após o ciclo completo, retorne a alavanca seletora para a posição “P”.

Passo 5: No elevador, suspenda o veículo.

Passo 6: Remova o bujão de nível localizado no cárter da transmissão, conforme imagem abaixo, para iniciar a verificação do nível.

Passo 7: Se o procedimento de enchimento for realizado com uma bomba manual externa, acople o tubo de carregamento (B) ao bujão de nível previamente removido.

Passo 8: Coloque a mangueira da bomba manual no tubo de carregamento.

Passo 9: Adicione aproximadamente 0,5 litro de fluido ATF no sistema.

Passo 10: Remova o tubo de carregamento e a mangueira da bomba. Caso o fluido não comece a vazar imediatamente do bujão de nível, adicione mais 0,5 litro e repita a verificação. Quando o fluido começar a escorrer em forma de gotejamento contínuo, reinstale o bujão de nível e aperte-o com um torque de 12,4 Nm.

O fluido de câmbio recomendado pela Nissan para essa transmissão é o Genuine NISSAN Matic S ATF. Caso a transmissão tenha sido aberta e necessite de enchimento completo, serão utilizados aproximadamente dez litros de fluido.

Mecânico Pro

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php